Tesla finalmente vai lançar recurso prometido por Elon Musk há cinco anos

Gabriel Sérvio29/07/2022 11h12
Volante de um carro Tesla: produção deverá dobrar em 2022
Imagem: Christopher Lyzcen/Shutterstock
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Após muita espera, a Tesla enfim vai liberar na sua próxima atualização de software (2022.24) os perfis armazenados em nuvem. O recurso, chamado oficialmente de Testa Profiles, foi prometido por Elon Musk em 2017 e já é oferecido há algum tempo pelas concorrentes. 

A Mercedes-Benz é uma das empresas que oferece desde 2018 o cadastro de uma conta sincronizada automaticamente com outros veículos da marca. A ideia do recurso é manter os ajustes do motorista salvos, como as configurações de assento, volante e retrovisores, por exemplo.

Em breve, o mesmo poderá ser feito nos carros da Tesla. Segundo as notas da atualização 2022.24, a montadora vai oferecer a opção de vincular o perfil do motorista a uma conta Tesla. Dessa forma, configurações de retrovisores, assento, entre outras, também serão sincronizadas com outros veículos. 

Tesla finalmente vai lançar recurso prometido por Elon Musk há cinco anos
Tesla vai liberar na sua próxima atualização de software (2022.24) os perfis armazenados em nuvem. Imagem: Tesla/Divulgação

Apesar do atraso, o recurso será especialmente útil caso o motorista tenha mais de um Tesla na garagem ou alugue carros da montadora com frequência, destaca o Autoevolution, já que vai economizar o tempo gasto na hora de ajustar tudo manualmente. 

O Tesla Profiles também vai sincronizar outras configurações mais finas relacionadas ao piloto automático, preferências de direção, configurações de controle climático, navegação, mídia, compartilhamento de dados e até os destinos mais recentes visitados pelo motorista.

Veja também:

Tesla bloqueia alcance de bateria de Model S 60 usado e cobra taxa de liberação

A Tesla se envolveu em uma polêmica recentemente ao tentar forçar um dos seus clientes a pagar US$ 4,5 mil para liberar o alcance máximo da bateria de um Model S 60 usado (modificado para rodar como um Model S 90). O problema ocorreu após uma atualização de software.

O proprietário recebeu uma ligação da Tesla informando que foi encontrado um erro na configuração do veículo e que seria necessário realizar uma correção. A “solução”, entretanto, acabou bloqueando 128 km de alcance do veículo.

O cliente tentou explicar a situação, no entanto, nada foi feito. Após a repercussão do caso, a Tesla entrou em contato e, aparentemente, deve resolver a questão sem a cobrança, diz o Electrek.

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.