Certamente a mais antiga das ciências, a Astronomia já era praticada nos tempos mais remotos para orientar nossos ancestrais em suas primeiras migrações pelo mundo. No entanto, a modernização e as facilidades trazidas pela tecnologia têm nos afastado cada vez mais desta ciência tão fundamental para a humanidade.

E foi com o objetivo de voltar a estreitar nossa relação com o cosmos que foi criado o GEPEA, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Astronomia Rubens de Azevedo, que há três anos leva a Astronomia para alunos do ensino básico e médio do interior da Paraíba. O trabalho desse grupo vem apresentando excelentes resultados, que se refletem no aumento do rendimento dos alunos tanto em sala de aula quanto nas atividades extracurriculares incentivadas pelo grupo.

O Olhar Espacial desta sexta-feira (29) recebe a especialista em ensino de Astronomia Lucivânia Souza. Imagem: Arquivo pessoal

Leia mais:

Para conhecer um pouco mais sobre esse projeto, não deixe de assistir ao Olhar Espacial desta sexta-feira (29), que vai receber Lucivânia Souza, uma das coordenadoras do GEPEA.

publicidade

Além de coordenar o GEPEA, Lucivânia é professora de Matemática, Física e Astronomia. Licenciada em Matemática, Mestre e Doutora em Educação (UFPE), ela é também especialista em Ensino de Astronomia (UFRPE). Faz parte da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Associação Paraibana de Astronomia (APA), além de ser membro da  Liga Norte-Nordeste de Astronomia (LINNEA) e da União Brasileira de Astronomia (UBA), na qual integra a Junta Coordenadora da Comissão Clube Messier-Polman.

Esta semana, Lucivânia recebeu a visita de astrônomos da APA para um trabalho de divulgação da ciência junto aos alunos das escolas públicas do município de Pedra Lavrada, na Paraíba. Entre eles, estava o presidente da organização, Marcelo Zurita, também membro da SAB, diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, além de colunista do Olhar Digital e apresentador do Olhar Espacial.

O programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!