Nesta terça-feira (29), a Receita Federal paga o terceiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em 2022. Esse lote também conceberá restituições de anos passados. A consulta dos valores a receber dos contribuintes foi disponibilizada pelo Fisco na última sexta-feira (22).
No geral, mais de 5 mil contribuintes receberão R$ 6,3 bilhões. Dessa mesma quantidade, a maioria são não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 3 de maio de 2022.
Leia mais:
- Imposto de Renda: mais de 930 mil brasileiros escolheram o Pix para o pagamento de tributos
- Imposto de Renda: Receita espera receber 34,1 milhões de declarações; prazo para o envio termina hoje
- Como consultar lote residual de restituição do Imposto de Renda
Há ainda a categoria de prioritários legal, sendo mais de 9 mil idosos acima de 80 anos, 62.969 pessoas entre 60 e 79 anos, 6.361 pessoas que possuem alguma deficiência física ou mental ou doença grave e mais de 29 mil que têm o magistério como maior fonte de renda.
Os indivíduos serão pagos pela conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. E, atenção: se você realizou a declaração até o dia 3 de maio e não receber a restituição, verifique se entrou na malha fina. Quem possui prioridade legal receberá o valor por ordem de entrega da declaração. Sendo assim, quem declarou antes recebe primeiro.
O prazo para declaração estava com previsão de término em 29 de abril, porém, para minimizar a repercussão da pandemia de Covid-19, o prazo foi adiado para 31 de maio. Ainda com o adiamento, o calendário original de restituição permaneceu, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, no último dia útil de cada mês.

Como consultar o valor do Imposto de Renda
Para saber se sua restituição está disponível basta acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a restituição”.
A página dará as orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se a declaração possuir alguma pendência ou informações equivocadas, é possível retificar a declaração, corrigindo ou alterando dados necessários.
Vale lembrar que o valor fica disponível no banco durante um ano. Se a restituição não cair automaticamente na conta, o indivíduo pode ir até alguma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar que o dinheiro caia em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Via: Agência Brasil
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!