Apesar de Apple e Samsung celebrarem lucros, o mercado global de smartphones saiu perdendo no segundo trimestre de 2022, de acordo com relatório divulgado pela Omdia Research. Segundo a empresa, os resultados não só foram abaixo do primeiro trimestre deste ano, como também registraram cerca de 10 milhões de unidades a menos em vendas em relação ao segundo trimestre de 2021.

Pelo relatório, o segundo trimestre (abril-junho) de 2022 viu a comercialização de 293,7 milhões de smartphones – versus 307,7 milhões no primeiro trimestre (janeiro-março) e 303,3 milhões no segundo trimestre do ano passado.

publicidade

Leia também

Apesar da retração no mercado global de smartphones, Apple e Samsung celebraram lucros de vendas de seus aparelhos no segundo trimestre de 2022
Apesar da retração no mercado global de smartphones, Apple e Samsung celebraram lucros de vendas de seus aparelhos no segundo trimestre de 2022 (Imagem: mokjc/Shutterstock)

Como de praxe, Samsung (62,2 milhões de unidades vendidas), Apple (48,9 milhões), Xiaomi (39,4 milhões), Oppo (25,7 milhões) e Vivo (24,8 milhões) ocupam, nesta ordem, o topo do ranking de empresas que mais venderam neste período. Todas cresceram em relação ao trimestre anterior. Entretanto, a terceira, quarta e quinta colocadas saíram perdendo em relação ao ano passado.

publicidade

O sucesso da Samsung se deu pelo lançamento da família Galaxy S22, mas a Omdia também aponta uma ênfase da sul-coreana em aparelhos considerados intermediários, como o Galaxy A13. No caso da Apple, a “maçã de Cupertino” passou perto de amargar uma salgada perda: ainda que o iPhone e as vendas de serviços tenham se mantido em alta, as vendas em outras áreas – iPads, computadores com macOS e smartwatches, por exemplo, caíram, respectivamente, 2%, 10% e 8%, de acordo com a conferência com investidores divulgada pela própria fabricante.

Analistas já apontavam que a Apple teria problemas neste trimestre, com alguns mais proeminentes afirmando que a empresa finalmente veria o fim do impulso que ganhou durante o período mais restritivo da pandemia da COVID-19. Ao que tudo indica, eles estavam certos e a empresa “bateu na trave”.

publicidade

A Motorola (8ª colocada) foi feliz na análise, apresentando crescimento de 19,8% em relação ao ano passado, mas foi a Honor quem teve maior destaque: a sexta colocada apresentou crescimento de 125,4% de crescimento de vendas ano a ano, com um foco bastante firme no seu mercado doméstico na China.

O relatório completo da Omdia pode ser encontrado na página de comunicados à imprensa da companhia de pesquisa.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!