Depois de muitos esforços, a Microsoft finalmente conseguiu desativar o Internet Explorer no Windows 11. Entretanto, um usuário do Twitter conseguiu acesso ao antigo código do navegador e liberou seu acesso livre para o novo sistema operacional.

Para a Microsoft, o Internet Explorer nunca deveria ter funcionado no Windows 11, justamente pela empresa ter desativado sua função na nova atualização. Isso tornou o sistema operacional o primeiro sem o navegador em 20 anos. Ao tentar abrir o navegador, ele automaticamente abrirá o seu substituto, o Microsoft Edge.

Quem descobriu uma maneira de rodar o Explorer no Windows 11 foi o usuário @xenopanther, do Twitter. Mesmo que a morte da estrela do Windows tenha acontecido em junho deste ano, ela já voltou a ser acessível por conta de partes antigas esquecidas dentro do sistema operacional.

Tradução: “Lembrete amigável de que o IE ainda funciona em agosto de 2022”

Como acessar o Internet Explorer no Windows 11

Para acabar com a saudade do Internet Explorer, você vai precisar entrar no Painel de Controle. Em seguida, clicar em Opções de Internet, escolher a aba Programas, clicar em “gerenciar complementos” e, por fim, em “saiba mais sobre barras de ferramentas e extensões”.

publicidade

Leia mais:

Ainda não se sabe exatamente o porquê, mas seguindo esses passos, o Internet Explorer foge dos comandos de acesso ao Edge e se inicia. O navegador funciona exatamente como o esperado e o usuário estará exposto a todos os tipos de incompatibilidade da web e vários problemas com segurança, justamente por não suportarem mais o Explorer.

RIP Internet Explorer: navegador ganha lápide ‘comemorativa’ na Coreia do Sul

A decisão da Microsoft de finalmente aposentar o Internet Explorer marcou o fim de um relacionamento de amor e ódio para muitos usuários. Um deles foi o engenheiro de software sul-coreano Jung Ki-young.

Para celebrar a morte do navegador, o profissional de TI gastou US$ 330 — pouco mais de R$ 1.700 na cotação atual —, para encomendar uma lápide com o ícone do browser e a seguinte frase: “Ele (Internet Explorer) era uma boa ferramenta para baixar outros navegadores”.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!