Quando as pessoas trabalham em casa, muitos imprevistos podem acontecer. Por exemplo, obras que podem mexer ou abalar a sua conexão com a internet, árvores podem cair e cortar os fios ou a internet pode simplesmente parar de funcionar.

Como o trabalho remoto, seja totalmente home office ou híbrido, necessita da conexão com a internet, os trabalhadores vivem com a preocupação de ficarem offline por alguma ocasionalidade. Isso significa, portanto, que quem produz do próprio lar sempre precisa ter um plano B na manga.

Seja qual for o motivo da quebra da ligação com a web, a ideia é continuar conectado, com um backup de confiança em mãos.

MANTER-SE CONECTADO EM CASA

A forma mais tranquila de se manter conectado em um momento de pausa é recorrer ao celular. Todos os celulares modernos possuem roteador Wi-Fi, e com ele, é possível compartilhar a conexão de dados com outros dispositivos. Como muitos planos de internet têm suas limitações, é sempre importante checar a sua e estar preparado, se for viável.

publicidade

Para ligar o roteador no celular Samsung, é só seguir esses passos:

  • Menu Configurações
  • Conexões
  • Roteador Wi-Fi e Ancoragem

Em outros celulares Android ou iOS, siga:

  • Configurações
  • Rede e Internet
  • Roteador
  • Ponto de conexão

É importante lembrar de ativar a internet no próprio celular e, em seguida, ligar o roteador. Caso for preciso, também altere a senha e depois conecte no computador.

internet
Imagem: Jacob Lund – Shutterstock

Até mesmo os planos telefônicos “ilimitados” vão acelerar a velocidade do roteador até tal ponto. Daí, geralmente é solicitado uma permissão total dos dados de alta velocidade e pode variar de 5GB por mês, até mais de 40GB. Depois do limite atingido, ficará disponível a velocidade de apenas 3GB ou menos.

O que pode dificultar a rapidez da internet são as chamadas de vídeo, como uma reunião em qualquer aplicativo de vídeo chamado, como o Zoom. Esse app usa mais de 1GB de dados. Se for atender a muitas chamadas, é preferível que use outro celular até que sua internet volte.

Leia mais:

Se tiver algum outro local próximo da sua casa, como uma cafeteria ou algo parecido e que tenha uma boa conexão com a internet, é preferível que você se desloque até esse lugar, se conseguir, e fique trabalhando por lá enquanto sua conexão com a internet não for restabelecida.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!