Um importante físico francês precisou se desculpar após publicar a imagem de uma fatia de salsicha de chorizo no Twitter e dizer que se tratava de uma fotografia feita pelo Telescópio Espacial James Webb da estrela mais próxima do Sol. O fato, claro, se tratou de uma brincadeira, mas repercutiu de forma bem negativa.

O tweet publicado pelo diretor de pesquisa da Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atômica (CEA), Etienne Klein, foi amplamente compartilhado e alcançou a marca de 1500 retweets e angariou mais de 11 mil curtidas.

publicidade

Leia mais:

Na legenda da fotografia compartilhada, a diretora escreveu: “Foto de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do sol, localizada a 4,2 anos-luz de nós. Ela foi levada pelo JWST. Esse nível de detalhe… Um novo mundo é revelado dia após dia.” (tradução livre).

Enquanto alguns internautas compreenderam a brincadeira e também compartilharam imagens engraçadas. Outros foram críticos e declararam que aquele tipo de postagem era enganosa e inadequada para estar na conta de uma figura de autoridade científica.

Ao se deparar com a repercussão gerada pela fotografia, Klein fez um novo tweet no qual pediu desculpas e alertou as pessoas sobre imagens que parecem verdadeira, mas que, na realidade, são falsas. Em entrevista à revista francesa Le Point, o diretor disse que essa situação ilustra o quanto as “notícias falsas são sempre mais bem sucedidas do que notícias reais”, uma referência às fake news.

Ele se viu obrigado a esclarecer o mal entendido com a imagem: “Em vista de alguns comentários, sinto-me obrigado a esclarecer que este tweet mostrando uma suposta foto de Proxima Centauri era uma forma de diversão.”, e complementou dizendo que “nenhum objeto pertencente à charcutaria espanhola existe em qualquer lugar, exceto na Terra.”

Via: Newsweek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!