Erupção de vulcão vira atração perigosa para turistas na Islândia

Por Lucas Soares, editado por André Lucena 05/08/2022 16h35, atualizada em 05/08/2022 17h20
Erupção de vulção vira atração perigosa para turistas na Islândia
Foto: Instagram/@alberttourguideiceland
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Como noticiamos nesta sexta-feira (5), o vulcão Fagradalsfjall  entra em erupção próximo de Reykjavik, capital da Islândia. Desde de quarta, o fenômeno virou atração turística na cidade, e vem reunindo diversos observadores que ficam próximos da lava para acompanharem o evento.

Fotos impressionantes mostram um grupo próximo da lava gerada pelo vulcão, que está localizado em uma área sísmica junto ao sistema vulcânico Krysuvik. De acordo com o Escritório Meteorológico islandês (IMO), o vulcão está a apenas 15 quilômetros de distância do aeroporto internacional do país, o que ajuda na atividade turística no local.

Apesar de a erupção deste vulcão ser relativamente pequena, o Departamento de Proteção Civil e Gerenciamento de Emergências alertou para a presença de gases tóxicos na região e recomendou que os moradores, turistas e curiosos evitassem a área.

Erupção de vulção vira atração perigosa para turistas na Islândia
Foto: Instagram/@alberttourguideiceland
Erupção de vulção vira atração perigosa para turistas na Islândia
Foto: Instagram/@alberttourguideiceland

Leia mais:

Vulcão na Islândia

Um vídeo divulgado na última quinta-feira (5), que circula no Twitter, mostra a lava inundando os arredores e a fumaça oriunda do calor do material expelido pelo vulcão. Ou seja, apesar de bonito, assistir ao espetáculo da lava pode ser uma atividade bastante perigosa para os turistas.

Ainda pela proximidade com o aeroporto, o IMO emitiu um código vermelho que, por enquanto, proíbe o serviço de aviação civil no local. Se, após as análises feitas pelo órgão, a situação se mostrar controlada, as medidas de restrição na aviação podem ser reduzidas para o código laranja.

Apesar da restrição na área, por enquanto o Ministério das Relações Exteriores informou que “não houve interrupções nos voos internacionais na Islândia, os corredores permanecem abertos”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.