Um foguete Falcon 9, da SpaceX, carregado com 52 satélites Starlink, foi lançado do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, nesta terça-feira (9), às 23h14 (pelo horário de Brasília), mais de duas horas depois do programado, em razão dos fortes ventos no local.

Pouco menos de nove minutos após a decolagem, o primeiro estágio do foguete voltou à Terra para um pouso vertical na balsa-drone A Shortfall of Gravitas, estrategicamente posicionada no Oceano Atlântico ao largo da costa da Flórida.

publicidade

Enquanto isso, o estágio superior seguia seu caminho rumo à órbita baixa da Terra, onde implantou os satélites em torno de 15 minutos depois do lançamento, conforme informado pela SpaceX via Twitter.

Essa missão foi a 21ª dedicada à Starlink em 2022 e o 35º voo orbital da SpaceX no ano, o que representa quatro a mais do que a marca recorde alcançada pela empresa em 2021. A meta anunciada para este ano é de 52 lançamentos.

publicidade

Outro recorde próprio foi batido: a aterrissagem representou o 61º pouso consecutivo de um propulsor reutilizável. Neste caso, o modelo utilizado foi o B1073, que estava em sua terceira missão. O reaproveitamento de propulsores é uma prioridade para a SpaceX, que já tem dois deles com o número recorde de 13 lançamentos cada.

Na contagem geral, este foi o 53º lançamento operacional Starlink e o 24º destinado a implantar satélites na concha 4 da megaconstelação. De acordo com o site EveryDay Astronaut, serão necessários mais 35 lançamentos para completar essa região. 

publicidade

Agora, a SpaceX tem 3.010 satélites de seu serviço de internet banda larga implantados (somando as quatro conchas), o que representa mais de 70% dos 4.408 planejados para essa primeira fase, que é composta por cinco conchas orbitais espalhadas ao redor do planeta. A segunda fase conta com mais quatro. 

E a megaconstelação ainda ficará maior, já que a SpaceX tem autorização para 12 mil satélites e solicitou aprovação para outros 30 mil, totalizando 42 mil.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!