O Senado Federal aprovou, na quarta-feira (10), o projeto de lei 1.941/2022 que facilita o acesso à contracepção. De acordo com informações da Agência Senado, o texto reduz a idade mínima de 25 para 21 anos para a laqueadura voluntária e exclui da legislação a necessidade de consentimento expresso de ambos os cônjuges para a esterilização. 

O projeto também determina o prazo máximo de 30 dias para disponibilização de métodos contraceptivos e permite que o procedimento seja feito no período de parto. No caso da laqueadura, no entanto, o texto mantém o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato da esterilização. O projeto segue agora para sanção presidencial. 

publicidade
saúde da mulher
Senado aprova PL que dispensa autorização de cônjuge para laqueadura. Imagem: Butsaya/shutterstock

“A aprovação do projeto fará com que a legislação do Brasil esteja em consonância com a de países como Canadá, França, Alemanha, Argentina e Colômbia, que, no caso de pessoas capazes, vedam a esterilização apenas de menores de idade”, observou a senadora Nilda Gondim (MDB-PB), que substituiu a senadora Margareth Buzetti (PP-MT) na função de relatora. 

O senador Guaracy Silveira (Avante-TO) manifestou sua contrariedade à revogação do consentimento expresso dos dois cônjuges para a esterilização. Para ele, o fim desse consentimento entra em conflito com os termos constitucionais sobre a garantia da “harmonia da família”. 

publicidade

Em resposta, Nilda Gondim reiterou os termos do projeto, que, segundo ela, garantem à mulher o direito de decidir o que quer para sua vida. “Que ela avise a seu companheiro, a seu marido. Enfim, ela tem o direito de decidir se quer usar o método contraceptivo.” 

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) complementou, argumentando que a harmonia da família “tem que ser dos dois lados”. “Obrigar a mulher a ter mais filhos, não poder usar contraceptivos, distorce totalmente o projeto de lei: o direito de optar por ter filhos ou não”, definiu. 

publicidade

Leia mais! 

Outras pautas femininas aprovadas 

publicidade

Entre outras pautas em favor da saúde da mulher que também foram debatidas na quarta-feira (10), esteve a criação do Programa Nacional de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama no Sistema Único de Saúde (SUS), que visa o acompanhamento de mulheres com câncer de mama, e a instituição oficial do mês de agosto como o Agosto Lilás de proteção à mulher. 

Ambos projetos foram aprovados e também seguem para sanção presidencial. Salvo PL do câncer de mama, que precisará de alguns ajustes e terá que voltar, antes, para a Câmara dos Deputados. 

Com informações da Agência Senado 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!