Nesta quinta-feira (11), os céus de diversas partes do mundo foram iluminados pela chegada da lua cheia de agosto, também chamada de Lua do Esturjão. Você pode clicar aqui para entender o motivo desse nome – e saber as designações que o astro recebe em sua fase completa nos demais meses do ano.

Na noite passada, por volta das 22h35, a Lua do Esturjão chegou a pouco mais de 361 mil km da Terra, o que representa menos de 90% da distância de seu ponto mais próximo do nosso planeta, chamado de perigeu. De acordo com os parâmetros estabelecidos na década de 1970 pelo astrólogo Richard Nolle, “pai” do termo Superlua, o índice a ser atingido nesta quinta-feira a enquadra nessa classificação.

publicidade

Para outros referenciais, como as revistas especializadas em astronomia Sky and Telescope e Time and Date, o ponto em que a Lua chegou em sua fase cheia na quinta-feira não é próximo o suficiente do perigeu para classificá-la como uma Superlua.

Nosso colunista Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), explica que, no meio científico, os astrônomos preferem usar o termo “perigeu-sizígia” ou simplesmente “Lua Cheia no Perigeu”, adotado para quando a lua entra na fase cheia a menos de 24 horas do perigeu. “E neste critério, a lua cheia de agosto de 2022 não é uma Superlua, já que ela chegou a essa fase 32 horas e 20 minutos após ter atingido seu perigeu”.

publicidade

De qualquer forma, nosso satélite natural se apresentou imenso e brilhante, e, como cereja do bolo, ainda estava em conjunção com Saturno, com a máxima aproximação entre os dois astros ocorrendo às 3h desta sexta-feira (12).

Leia mais:

publicidade

Confira imagens da Superlua do Esturjão

Nosso leitor Ulisses Santos Gonçalves, que não informou sua localidade, nos enviou esta linda fotografia que ele fez da Superlua. 

Imagem: Ulisses dos Santos Gonçalves

O geofísico Sérgio Sacani, criador do canal Space Today e do podcast Ciência Sem Fim, divulgou em seu perfil no Twitter uma imagem impressionante feita no lendário monumento Stonehenge, na Inglaterra.

publicidade

Abaixo, outros belíssimos registros compartilhados nas redes sociais.

E você? Também fez o seu registro da Superlua do Esturjão? 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!