O fundador e CEO da Xiaomi, Lei Jun, apresentou oficialmente a nova tecnologia de piloto automático da empresa que será implantada em seu futuro carro elétrico. Durante o evento, foi mostrado o vídeo de um teste real no trânsito com a tecnologia de direção autônoma da Xiaomi, mas não adianta ficar muito animado, pois o carro da empresa só será lançado em 2024.

No vídeo, vemos o carro fazendo um retorno pacientemente enquanto espera os outros carros passarem. Além disso, ele desvia de um carro acidentado no caminho, vira a esquerda em interseções, entrando em uma rotatória, além de parar para pedestres atravessarem a rua.

Clique abaixo para assistir uma versão editada do vídeo.

Xiaomi anuncia investimentos e expansão da equipe de piloto automático

Lei Jun também anunciou que Xiaomi pretende investir 3,3 milhões de yuans (mais de R$ 2.548 bilhões) em pesquisa e desenvolvimento da sua tecnologia de direção autônoma, da qual o piloto automático é parte essencial. Além disso, vale lembrar que a Xiaomi anunciou sua entrada no mercado de carros elétricos em março de 2021. Na ocasião, a Xiaomi prometeu investir US$ 10 bilhões nos próximos dez anos.

publicidade

Atualmente, já são 500 profissionais trabalhando na Xiaomi Pilot Technology, mas esse time está dividido em diferentes partes da empresa. Entre elas, Xiaomi AI Labs, a equipe do assistente XiaoAi e a equipe de câmeras de smartphones.

A base da equipe é formada por 50 experts da indústria, segundo a Xiaomi, que promete contratar mais 600 pessoas esse ano para a divisão de direção autônoma.

Uma visão de como seria o carro elétrico da Xiaomi com IA

Ainda não temos uma imagem de como seria o carro elétrico da Xiaomi, então pedi ao DALL-E 2 que fizesse algumas renderizações em 3D, que você pode conferir abaixo. O carro certamente vai ficar bem diferente disso, mas vale como curiosidade.

Futuro carro elétrico da Xiaomi segundo o DALL-E 2 da OpenAI
Futuro carro elétrico da Xiaomi segundo o DALL-E 2 da OpenAI / Imagem: Nick Ellis (DALL-E 2, OpenAI)

Leia mais:

Via Arena EV

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!