O programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) pretende enviar, dentre outros equipamentos, rovers para a Lua nos próximos anos. Um deles é o Volatiles Investigating Polar Exploration Rover (VIPER), programado para pousar no satélite natural no final de 2024.

Esse tipo de veículo de exploração busca por gelo e outros recursos que possam ajudar em uma futura expedição humana ao astro. Para garantir que o rover cumpra com suas designações, os engenheiros realizam diversos testes nos protótipos criados. Uma das provas encaradas envolveu um percurso semelhante aos inúmeros encontrados na lua, cheio de pedregulhos, inclinações e solo semelhante a areia movediça.

publicidade

Leia mais:

Para a alegria dos cientistas, o VIPER suportou muito bem. De acordo com um comunicado emitido pela gerente de risco e de engenharia de sistemas de missão da NASA, Mercedes Herreras-Martinez, “queríamos ver se o rover é capaz de avançar em um ambientes de afundamento extremo”, como o solo da Lua. A equipe foi capaz de replicar no Laboratório de Operações Lunares Simuladas (SLOPE), em Cleveland, o ambiente lunar da forma mais precisa possível. Confira o vídeo abaixo:

publicidade
Teste do rover lunar VIPER, que irá explorar a Lua, realizado no SLOPE, em Cleveland. Créditos: Nasa

A intenção é de que a empresa Robotic leve o rover até a cratera Nobile, no oeste da Lua. No mesmo comunicado, o estagiário de engenharia de sistemas de rover e missão, Kevin May, disse que as imagens de missões lunares anteriores permitiram a criação de cenários aleatórios bem semelhantes aos do satélite natural.

Além da superação dos obstáculos do percurso, o protótipo também teve a chance de testar suas manobras, como a “polegada-worm”, na qual as rodas do veículo se movem como uma lagarta, para retirar o rover se uma situação “pegajosa”. Esse é um teste importante que verifica o desempenho do sistema de mobilidade do equipamento e direciona os cientistas para possíveis adaptações.

publicidade

Via: Space.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!