TikTok é o futuro do cinema? Entenda como a rede social já influencia a sétima arte

Por Ana Luiza Figueiredo, editado por André Lucena 19/08/2022 13h57, atualizada em 19/08/2022 17h33
tiktok cinema
Imagem: Netflix
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O TikTok é a rede social do momento e influencia diversas áreas da sociedade, e o cinema não de fica fora disso. Recentemente, alguns filmes apresentam desempenhos além do esperado por causa da plataforma, que se apropria disso, fazendo parcerias com grandes festivais da sétima arte para ampliar sua influência neste meio.

Ofertas

Kit de Costura E Linhas Completo C/ 96 Peças, Kit Costura, Kit de Costura, Costura, Linha de Costura, Agulha de Costura, Costura Acessórios, Para Reparo Com Estojo Preto
Vendido por Amazon
Kit de Costura E Linhas Completo C/ 96 Peças, Kit Costura, Kit de Costura, Costura, Linha de Costura, Agulha de Costura, Costura Acessórios, Para Reparo Com Estojo Preto
De: R$ 49,99
Por: R$ 26,90
Caderneta Ciceros Clássica Sem Pauta 14X21 Vermelho Quente, Cicero
Vendido por Amazon
Caderneta Ciceros Clássica Sem Pauta 14X21 Vermelho Quente, Cicero
De: R$ 79,99
Por: R$ 49,80
Genérico Organizador Livreiro Padrão Moderno com 1 Prateleira para Sala, Escritório, Quarto, Cozinha, Madeira Preta
Vendido por Amazon
Genérico Organizador Livreiro Padrão Moderno com 1 Prateleira para Sala, Escritório, Quarto, Cozinha, Madeira Preta
De: R$ 252,99
Por: R$ 194,99
Estante 3 Prateleiras - Sapateira Organizadora, Prateleira Para Livros, Estante De Livros Multiuso Para Cozinha, Sala Ou Escritório
Vendido por Amazon
Estante 3 Prateleiras - Sapateira Organizadora, Prateleira Para Livros, Estante De Livros Multiuso Para Cozinha, Sala Ou Escritório
De: R$ 39,80
Por: R$ 28,31
Case Bolsa Estojo De Viagem Capa De Proteção Nintendo Switch - Preto
Vendido por Amazon
Case Bolsa Estojo De Viagem Capa De Proteção Nintendo Switch - Preto
Por R$ 49,90
Flying Rope Hero - Spider Fighter Superhero Action Games
Vendido por Amazon
Flying Rope Hero - Spider Fighter Superhero Action Games
Por R$ 64,03
Prisoner Transport Bus driver - Prisoner Bus Games
Vendido por Amazon
Prisoner Transport Bus driver - Prisoner Bus Games
Por R$ 64,47
Offroad Jeep Driving Simulator 3D - Ultimate 4x4 Offroad Mountain Driving Games
Vendido por Amazon
Offroad Jeep Driving Simulator 3D - Ultimate 4x4 Offroad Mountain Driving Games
Por R$ 79,95
Agenda Diaria Executiva 2026 Capa Dura em Couro Sintético Planner Diario Caderno Anotações Anual Escolar Trabalho A5 (Marrom)
Vendido por Amazon
Agenda Diaria Executiva 2026 Capa Dura em Couro Sintético Planner Diario Caderno Anotações Anual Escolar Trabalho A5 (Marrom)
De: R$ 44,90
Por: R$ 39,90
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 491,92
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 592,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Por R$ 799,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 369,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Por R$ 259,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 3.099,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 473,00

Um grande exemplo desta influência é o filme “Marcas da Maldição”, uma pequena produção do Taiwan que ganhou o mundo por meio do TikTok. Além do sucesso alcançado fora de seu país, resultado da distribuição da Netflix, o filme se tornou o terror de maior bilheteria da história do Taiwan, e o filme com a maior bilheteria do ano no país entre todos os gêneros.

E por falar em gênero, o filme é considerado um found footage – que se passa por um documentário amador – e acompanha Li Ronan (Tsai Hsuan-yen), uma mãe que tenta salvar sua filha de seis anos de uma maldição – uma que a própria Ronan desencadeou seis anos atrás ao quebrar um tabu religioso.

Em entrevista ao Olhar Digital, Kevin Ko, o diretor de “Marcas da Maldição”, explicou de forma mais profunda sobre o que é seu filme. “‘Marcas da Maldição’ é sobre maldição e bênção, como dois lados da mesma moeda, abençoar a garotinha no filme é a maldição para os espectadores. Que perspectiva adotamos em relação a isso?”

“Então, em última análise, trata-se de dois lados da humanidade, você simpatiza com o personagem?” questiona ele. “Ou você culpa o personagem por ter te amaldiçoado? Há uma linha entre esses dois sentimentos, essa é a linha da natureza humana que eu quero tocar, para fazer os espectadores duvidarem de seus sentimentos e se perguntarem como moldamos nosso próprio mundo interior”, acrescentou.

tiktok cinema
Cartaz de divulgação do filme “Marcas da Maldição”. Imagem: Netflix

Como o assunto é amaldiçoar o próprio espectador, o filme ganhou o mundo pelo TikTok, com usuários passando a criar e participar de desafios, os chamados challenges, de assistir o longa até o fim.

Kevin Ko se mostrou surpreso com seu filme se tornar viral na plataforma e admitiu que o TikTok ajudou bastante na divulgação. “[Foi] a primeira vez que vejo o poder da influência do TikTok no meu projeto”, afirmou.

“Eu não esperava isso, então estou muito surpreso que ‘Marcas da Maldição’ viralizou no TikTok. ‘Marcas da Maldição’ continua me surpreendendo de várias maneiras,” disse Ko.

Ele fez questão de deixar claro que a popularidade na rede social chinesa foi algo totalmente natural. “Acho que essa é uma das melhores formas de interagir com o público, é tão orgânico, e não impulsionamos, mas as pessoas espalham a atenção pelo ‘boca-a-boca da internet’ no TikTok. Estou muito orgulhoso que ‘Marcas da Maldição’ tem a vibe para as pessoas quererem fazer desafios”, comentou.

Para finalizar, o diretor acredita que o cinema precisa se apropriar cada vez mais do TikTok. “Bem, os cineastas estão tentando de todas as maneiras se envolver com as pessoas, à medida que o TikTok está crescendo e crescendo. Acho que se tornou uma das principais plataformas que temos que explorar, e precisamos pensar em algo novo para interagir com o público.”

Os festivais de cinema, em diversos lugares do mundo, certamente concordam com Kevin Ko. Eles passaram a estabelecer parcerias com a plataforma, o que proporciona o crescimento do tema de cinema entre os usuários do app.

Ao pesquisar cinema no TikTok, um dos vídeos que você pode se deparar, assim como foi comigo enquanto escrevia esta matéria, é um publicado pela usuária Bárbara Favaretto (@bafavaretto), um divertido making off do curta-metragem “Terceiro Tempo” produzido em uma destas parcerias – neste caso, entre o TikTok e o Festival Internacional de Cinema de Cannes, um dos mais influentes do mundo.

Bárbara Favaretto, além de usuária ativa do TikTok, é estudante de Cinema e Audiovisual na PUC de Curitiba, e conversou com o Olhar Digital sobre a experiência de fazer o curta-metragem para o TikTok. Ela também compartilhou seus pensamentos sobre a relação entre cinema e a plataforma.

“Eu gostei muito de fazer porque é um formato diferente e o TikTok está abrindo muito essas portas para as pessoas conhecerem mais o cinema,” comentou Favaretto. “Tem muitas coisas que eles estão aproximando que, um tempo atrás, era muito difícil ou diferente de você ver.”

Leia mais:

“Agora você tem um pouco mais de noção de como as pessoas estão fazendo no cinema, nas grandes produções”, disse. Ela ainda comentou sobre como foi diferente fazer um curta-metragem na vertical, modelo utilizado em produções no TikTok, mas que isto também já não é novidade no mundo da sétima arte. Inclusive, como a própria entrevistada citou, existe um festival próprio apenas para longas filmados na vertical, o Vertical Film Festival, na Austrália.

Favaretto disse acreditar que a distância entre o cinema, algo mais clássico e tradicional, e o TikTok, uma rede social extremamente atual, diminui cada vez mais. Para ela, o motivo principal é o público.

“Eles [produtores de filmes] estão vendo que agora é o público jovem que vai para frente. Então [eles] têm que saber qual a nossa linguagem,” refletiu a estudante de cinema. “Eu acho que é muito possível sim nos próximos anos o TikTok ser uma plataforma para divulgar vários filmes”, concluiu.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.