Cientistas deram mais um importante passo nas buscas por vida fora em outros planetas: catalogaram as histórias e origens de todos os minerais conhecidos e rastrearam padrões de formação dessas rochas, fator que pode mostrar como a Terra costumava ser. Além disso, eles apontaram semelhanças com outros planetas.

De acordo com a pesquisa, a Terra pode ter hospedado vida muito antes do que se pensava, atualmente, acredita-se que os primeiros sinais surgiram há cerca de 3,5 bilhões de anos. Entretanto, o estudo aponta que os primeiros vestígios são datados de 4,3 bilhões de anos atrás.

Minerais na busca por vida fora da Terra

Além dessa certeza estremecida, outras certezas sobre os minerais foram quebradas, dentre elas a origem dos diamantes. Todos eles são formados com o mesmo padrão de átomos de carbono, entretanto, segundo o mineralogista e astrobiólogo Robert Hazen, do Carnegie Institut for Science, em Washington D.C, três diamantes diferentes podem ter histórias diferentes. Um deles pode ter se formado em uma estrela distante há 5 bilhões de anos; outro pode ter nascido após o impacto de um meteorito; outro pode ter surgido abaixo da crosta terrestre.

Com essas informações descritas, os questionamentos se voltam para descobrir como cada mineral se formou. Isso significa considerar diversas hipóteses que incluem a evolução da história da vida na Terra e na própria formação e dinâmica do Sistema Solar. Afinal de contas, alguns mineiras nasceram no Espaço, entre estrelas. Cada pedra terá uma história para contar.

Para Hazen, um dos dados mais interessantes, que corrobora com as expectativas dos cientistas, é sobre a importância da água. Ela é responsável pela formação de 80% dos 5.569 minerais conhecidos. Ela tem sido o ingrediente mais importante na geologia e pode ajudar a procurar vida em outros planetas. Isso significa que se os pesquisadores virem água em um planeta como Marte, eles podem esperar que ela possa ter uma ampla gama de minerais, assim como o contrário também pode ser verdadeiro.

Via: Newslea

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.