Pegada gigante de dinossauro é revelada após seca em rio no Texas

Por Gabriel Caldini, editado por Acsa Gomes 22/08/2022 21h05, atualizada em 24/08/2022 14h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A intensa seca que atinge o estado norte-americano do Texas teve um novo desdobramento com a descoberta de uma série de pegadas de dinossauros no fundo do rio Paluxy, cujo nível de água diminuiu consideravelmente em decorrência das condições climáticas extremas.

O rio corta o Dinosaur Valley State Park (Parque Estadual do Vale dos Dinossauros, em português), que fica próximo à cidade de Dallas e concentra um grande número de pegadas de dinossauros.

Pegada de dinossauro

Os rastros recém-descobertos pertencem a duas classes de dinossauros diferentes, a dos terópodes e a dos saurópodes. A primeira tinha como membros célebres os tiranossauros e os velocirráptores e apresentava como característica os pés com três dedos e garras. Os saurópodes, por sua vez, incluía os brontossauros, répteis com pescoços longos e patas chatas como as de elefantes. Ambas sumiram há 66 milhões de anos, o que as configura como as últimas classes de dinossauros a ser extintas.

Especialistas acreditam que as pegadas em questão datam de 113 milhões de anos atrás, do período conhecido como Cretáceo, durante o qual a região de Dallas ficava à beira do mar. Segundo o site do parque, a lama da região possuía as condições ideais para preservas as pegadas, já que apresentava altos níveis de carbonato de cálcio oriundo das conchas dos crustáceos que lá viviam.

Leia mais:

Seca rigorosa

Condições climáticas impiedosas vêm assolando o Texas nas últimas semanas, com cerca de um quarto do estado em situação de seca excepcional, segundo o US Drought Monitor (em português: Monitor de Secas dos EUA).

Outras regiões do país enfrentam cenários similares de seca e diminuição do nível de água dos lagos e rios. Recentemente, restos humanos foram encontrados no Lago Mead, na fronteira entre os estados de Nevada e Arizona. Dentre os cadáveres, um se destacava por sua situação no mínimo curiosa: o corpo estava dentro de um barril e possuía diversos buracos de bala.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Redator(a)

Gabriel Caldini é redator(a) no Olhar Digital

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.