Na última terça-feira (16), um usuário do Reddit – plataforma classificada como “agregador social de notícias” – encantou milhares de pessoas com uma imagem impressionante do Sol, que apresenta detalhes sem precedentes da superfície da nossa estrela.

Captura do Sol feita por Andrew McCarthy ganhou repercussão nas redes sociais na última semana. Imagem: Andrew McCarthy

Andrew McCarthy, um norte-americano morador do estado do Arizona, sempre foi apaixonado por astrofotografia, colecionando uma série de registros admiráveis do espaço. Em 2017, ele resolveu largar sua carreira de tecnólogo em vendas e marketing para se dedicar em tempo integral ao até então hobby – que passou a ser sua nova profissão. 

publicidade

Foi justamente o Sol que motivou McCarthy a comprar seu primeiro telescópio, um Dobsonian de 10 polegadas projetado para astronomia visual, que ele adquiriu para assistir e registrar um eclipse solar de seu quintal.

E desde então, o astrofotógrafo tem viralizado imagens cada vez mais incríveis em suas redes sociais, sendo frequentemente noticiadas por veículos de imprensa de diversas partes do mundo. “Meu Instagram explodiu de poucas centenas a milhares de seguidores”, conta McCarthy em seu site oficial, onde coloca à venda várias de suas obras.

publicidade

Como foi capturada a imagem nunca antes registrada do Sol 

Com a repercussão da publicação no Reddit, McCarthy aprimorou a foto e postou em seu perfil no Instagram, que conta atualmente com 561 mil seguidores. Ele descreve como conseguiu obter a captura e o que ela tem de tão especial.

Imagem aproximada da captura feita por Andrew McCarthy na última terça-feira (16). Imagem: Andrew McCarthy

“Usei um telescópio especialmente modificado para tirar esta imagem de 145 megapixels do Sol. Mas há um fenômeno raramente visível mostrado aqui. Você pode localizá-lo? Esse brilho ao redor do Sol não é apenas a luz que se espalha através de nossa atmosfera. É a própria atmosfera do Sol chamada coroa”, escreveu o astrofotógrafo.

publicidade

Ele explica que, normalmente, essa camada é muito fraca para ser vista em relação ao brilho avassalador do Sol. “Para capturá-la, tive que esperar até que a Lua bloqueasse a luz do Sol! Isso mesmo, foi capturado durante um eclipse solar total. Essa foto foi misturada com a imagem da cromosfera que capturei na terça-feira, para dar uma olhada mais completa no nosso Sol”.

Imagem aproximada da captura feita por Andrew McCarthy na última terça-feira (16). Imagem: Andrew McCarthy

Como ele disse, o telescópio usado foi modificado para que pudesse registrar o Sol, já que é extremamente perigoso olhar diretamente para o astro, seja a olho nu ou mesmo com um telescópio normal.

publicidade

Conforme alerta o site NewsWeek, olhar diretamente para o Sol ou outras fontes de luz brilhante pode queimar a retina. Além disso, aplicar o zoom de um telescópio direcionado para ele pode até causar incêndios.

Leia mais:

A foto mostra a cromosfera e a coroa do Sol ao mesmo tempo. A cromosfera é a parte laranja vista na imagem. Sua temperatura pode variar entre 3.700 ou 7.700 graus Celsius. Já a coroa, parte mais externa da atmosfera solar, é muito mais quente: 500 mil graus Celsius, podendo chegar a dobrar esse índice.

Cientistas vêm tentando descobrir há anos a razão pela qual a coroa é muito mais quente do que as camadas internas da atmosfera solar. Acredita-se que campos magnéticos complexos que se estendem até a coroa estão por trás da grande diferença de temperatura, já que canalizam a energia feroz do Sol como calor.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!