Como qualquer série prelúdio, “House of the Dragon” busca se aproveitar da audiência já conquistada por “Game of Thrones“. O primeiro episódio da série, que chegou neste domingo (21), trouxe algumas referências à série principal, que podem ter passado desapercebidas pelos fãs menos atentos.

ATENÇÃO: o texto abaixo contém spoilers do episódio 1 de “House of the Dragon” e da temporada final de “Game of Thrones”.

publicidade

“House of the Dragon” apresenta uma Westeros de quase 200 anos antes dos eventos de “Game of Thrones”, e coloca foco na família Targaryen, os detentores do Trono de Ferro naquele período. Apesar de acontecer um par de centenas de anos antes, a série encontrou formas de fazer referência a sua aclamada antecessora.

Além dos visuais de Porto Real que lembram a cidade 200 anos depois, e a atmosfera da série, com violência explícita, nudez e muita política e intrigas na corte real do rei Viserys I. Mas, quando o rei encontra sua filha, Rhaenyra, próximo ao fim do episódio em uma sala com a grande cabeça do dragão Balerion, as referências a “Game of Thrones” ficam mais claras.

publicidade

Ao contar a Rhaenyra que fará dela sua herdeira, ignorando o precedente sucessório de Westeros que faria Daemon Targaryen se tornar o herdeiro ao trono, ele também revelou a ela uma profecia, segundo ele passada dos reis Targaryen para seus herdeiros.

A profecia, com o nome de “Canção do Gelo e do Fogo”, nome em inglês da série de livros de George R.R. Martin que deu origem a este universo (no Brasil “As Crônicas de Gelo e Fogo”), faz referência aos eventos da temporada final de “Game of Thrones”.

publicidade

Segundo Viserys I, o rei Aegon, o Conquistador, primeiro rei Targaryen de Westeros, previu o fim da humanidade, trazido por um inverno terrível vindo do Norte. Quando isto chegasse, de acordo com Aegon, um Targaryen precisaria estar sentado no Trono de Ferro para unir o reino contra esta ameaça.

Viserys não apenas implora à filha para que ela guarde este segredo e o passe para seu herdeiro, como diz com as palavras: “Me prometa isto, Rhaenyra. Me prometa”. Se a fala parece familiar, é porque ela deve ser para os fãs de “Game of Thrones”. Ela ecoa o que Lyanna Stark diz a seu irmão, Ned Stark, quando ele a encontra logo após dar a luz a Jon Snow.

publicidade

“Me prometa, Ned. Me prometa”, disse Lyanna ao pedir que Ned protegesse a criança e mantivesse em segredo a origem do menino. Como sabemos, o nome verdadeiro de Jon Snow era Aegon Targaryen, e ele era filho de Rhaegar, o irmão mais velho de Daenerys.

Além destas referências e apontamentos sobre a série principal, um objeto também ganha destaque na cena, e ele é bem importante. Quando Viserys conta a profecia a Rhaenyra, ele segura em uma adaga que pode parecer bem familiar.

Leia mais:

Trata-se da adaga de aço valiriano que acabou sendo utilizada por Arya Stark para matar o Rei da Noite, encerrando a Longa Noite em Westeros. Além disso, a arma é ligada aos eventos que levaram à Guerra dos Cinco Reis, após ser usada na tentativa de assassinato de Bran Stark.

O episódio 1 de “House of the Dragon” já está disponível na HBO Max. Os episódios seguintes chegarão sempre aos domingos, às 22h, na HBO e HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!