Denúncias de ex-chefe de segurança do Twitter colocam a rede social sob investigação  

Matheus Barros24/08/2022 11h11, atualizada em 24/08/2022 11h15
shutterstock_1744378730
Imagem: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Peiter Zatko, ex-chefe de segurança do Twitter, alegou que a rede social sofre de uma má gestão generalizada e apontou que descobriu diversas falhas na segurança digital e física, privacidade e moderação de conteúdo da plataforma.  

Zatko ainda afirmou que os executivos e o próprio CEO do Twitter, Parag Agrawal, subestimam a presença de spam na rede social. O que reforça as alegações de Elon Musk sobre os bots da plataforma.

Leia também!  

Vale lembrar que o Twitter processou o dono da Tesla para fazer valer seu acordo de aquisição de US$ 44 bilhões. Em sua defesa, Musk diz que desistiu do negócio por conta do nível de spam e bots presentes na rede social, mas que a empresa nega.  

A denúncia de Zatko foi submetida a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, Comissão de Segurança e Câmbio (SEC), e ao Departamento de Justiça dos EUA. Além disso, as alegações também seguiram para o Senado.   

“Se essas alegações forem precisas, elas podem mostrar riscos perigosos de privacidade e segurança de dados para usuários do Twitter em todo o mundo”, disse o senador Dick Durbin, presidente do Comitê Judiciário. 

“Continuarei investigando esse problema e tomarei as medidas necessárias para chegar ao fundo dessas alegações alarmantes.” 

Twitter
Twitter. Imagem: A9 STUDIO/Shutterstock

Por sua vez, o Twitter se recusa a comentar sobre possíveis investigações no Congresso, mas um porta-voz da empresa disse que a denúncia de Zatko está repleta de “inconsistências e imprecisões e carece de contexto importante”.  

“Essas divulgações preocupantes pintam a imagem de uma empresa que consistente e repetidamente prioriza os lucros sobre a segurança de seus usuários e sua responsabilidade para com o público”, disse o senador Richard Blumenthal em carta à presidente da FTC, Lina Khan. 

Ainda não é possível saber quais consequências o Twitter sofrerá, mas espera-se que a rede social tenha que dar maiores esclarecimentos sobre os pontos denunciados por seu ex-chefe de segurança.

Via: The Wall Street Journal

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.