Na próxima segunda-feira (29), acontece o lançamento da missão Artemis 1, a primeira do novo programa de exploração lunar da NASA. Imagem: FoxPictures - Shutterstock
Não deu para agosto, mas setembro finalmente parece ser o mês da Artemis 1. Marcado inicialmente para o dia 29 de agosto, o voo inaugural do foguete SLS agora deve ocorrer no sábado (3), com uma data de backup marcada para a segunda-feira (5). Ou seja, ao que tudo indica esse mês devemos dar os primeiros passos rumo para voltarmos a pousar humanos na Lua. Mas esse não é o único evento do mês que marca o começo da primavera.
Veja abaixo nosso calendário astronômico de setembro com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.
3 de setembro: Lançamento da Artemis 1. Marcado inicialmente para o dia 29 de agosto, problemas atrasaram o lançamento do foguete SLS, que deve finalmente acontecer no dia 3.
O Programa Artemis visa estabelecer a presença humana na Lua novamente, mais de 50 anos depois da última missão lunar tripulada da história. A Artemis 1 será a primeira do programa lunar Artemis. Nesta missão inicial, a cápsula Orion vai até o satélite natural da Terra sem tripulação, por cerca de um mês.
4 e 5 de setembro: SpaceX vai lançar outro lote de satélites Starlink a bordo de um foguete Falcon 9 na lendária estação de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).
8 de setembro: Neste dia Saturno estará visível próximo à Lua. Segundo o In The Sky, o fenômeno vai ocorrer logo após o por do Sol na direção leste.
10 de setembro: Lua cheia de setembro chega às 06:59 (horário de Brasília).
21 de setembro: A espaçonave Soyuz vai levar uma equipe de cosmonautas russos para a Estação Espacial Internacional (ISS).
22 de setembro: Começo da primavera no hemisfério sul.
29 de setembro: A próxima missão tripulada da SpaceX, a Crew-5, vai levar a primeira mulher indígena para a ISS. O foguete Falcon 9, com a cápsula Crew Dragon, irá decolar no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. Até o momento, a SpaceX lançou quatro missões tripuladas para a órbita baixa da Terra para a Nasa, três das quais foram de longa duração.
Leia mais:
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de setembro de 2022 11:11