Na manhã desta quinta-feira (1), Chen Dong e Liu Yang, taikonautas (designação da China para astronautas) da missão Shenzhou-14, saíram com sucesso do módulo Wentian para realizar atividades extraveiculares (EVAs) na estação espacial Tiangong.

Segundo informações da Agência Espacial Tripulada da China (CMSA), Chen abriu a escotilha da cabine de câmara de ar do módulo laboratorial às 7h26 (pelo horário de Brasília). Pouco mais de 40 minutos depois, ele e a colega de tripulação já estavam fora da estação para iniciar a caminhada espacial.

publicidade

Enquanto isso, o taikonauta Cai Xuzhe permaneceu dentro do módulo para apoiar os companheiros nesta que foi a primeira atividade extraveicular do grupo.

Os três estão trabalhando e vivendo em órbita há 88 dias, desde que foram lançados no topo de um foguete Long March-2F em 5 de junho, e vão permanecer por lá até dezembro, segundo a agência.

publicidade

Eles já realizaram diversas tarefas na estação espacial chinesa, como a transferência de suprimentos de uma nave de carga, além do desbloqueio e de testes em órbita de gabinetes de experimentos científicos e do pequeno braço mecânico do módulo Wentian.

A tripulação tem uma rotina de trabalhos diários, como exames médicos e a realização de exercícios de proteção contra a falta de peso e experimentos espaciais. Eles também praticam diversas dinâmicas de treinamento em órbita, incluindo evacuação de emergência e simulações de primeiros socorros.

publicidade

Em outubro, a estação vai receber mais um módulo de laboratório, o Mengtian, e será responsabilidade do trio preparar o local para a instalação, assim como foi feito antes da chegada do módulo Wentian, em julho.

Leia mais:

publicidade

Com a inclusão desse novo módulo, a estação espacial chinesa estará completa, alcançando o formato projetado em T, e terá 20% da massa total da Estação Espacial Internacional (ISS). O laboratório orbital da China terá vida útil de 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros.

Perto do fim da missão da tripulação de Shenzhou-14, mais três taikonautas serão lançados a bordo da missão Shenzhou-15 para outra estadia de seis meses. As duas equipes vão se sobrepor por três a cinco dias, marcando a primeira vez que a estação terá seis pessoas a bordo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!