Existe muita superstição relacionada com o dia que nascemos, normalmente ligadas à crenças e lendas. No entanto, fugindo disso, existe um elemento da NASA que muda a cada dia e você pode consultar para saber qual foi o divulgado no dia do seu nascimento ou em qualquer outra data (desde que seja de junho de 1995 em diante). Estamos falando da imagem astronômica do dia!
Diariamente, desde junho de 1995 de acordo com os registros, a NASA solta uma imagem astronômica, que basicamente consiste em uma foto de algum elemento do espaço com a explicação de um astrônomo da empresa. Isso inclui desde planetas, estrelas e meteoritos, até projeções computadorizadas de teorias astronômicas. O fato é que todo dia há algo novo para ver.
Hoje, por exemplo, 2 de setembro de 2022, a foto mostra a galáxia de Whirlpool, também conhecida como Galáxia do Rodamoinho por aqui, com toda sua glória. Apesar de sempre importantes, nem todas as imagens são tão impressionantes como essa. Este definitivamente é um dia de sorte.
“Encontre a Ursa Maior e siga a alça para longe da tigela da Ursa até chegar à última estrela brilhante. Em seguida, basta deslizar seu telescópio um pouco para o sul e oeste e você encontrará este impressionante par de galáxias em interação, a 51ª entrada no famoso catálogo de Charles Messier. Talvez a nebulosa espiral original , a grande galáxia com estrutura espiral bem definida também seja catalogada como NGC 5194. Seus braços espirais e faixas de poeira varrem claramente a frente de sua galáxia companheira (esquerda), NGC 5195 . O par está a cerca de 31 milhões de anos-luz de distância e está oficialmente dentro dos limites angulares da pequena constelação de Canes Venatici.. Em vistas telescópicas diretas, o M51 parece fraco e confuso aos olhos. Mas esta imagem notavelmente profunda mostra detalhes das cores impressionantes da galáxia em interação e dos detritos das marés galácticas . A imagem inclui quase 90 horas de dados de banda estreita que também revelam uma vasta nuvem brilhante de gás hidrogênio ionizado avermelhado descoberto no sistema M51”, diz a explicação bem completa.

Como ver a imagem astronômica do dia da NASA
O registro das fotos começa em 1995 e o site, bem, segue um visual próximo da época, mas é bem simples de navegar. Neste calendário, existem todos os anos e meses, basta clicar no mês certo do ano em que você quer saber e depois selecionar o dia dentro da galeria de fotos.

Leia mais:
- Água potável na estação espacial da China é 90% reciclada
- Nave de carga da China se desintegra na atmosfera da Terra
- Estação espacial da China recebe primeiro módulo de pesquisa
Se não parece muito moderno, o site é no mínimo prático. Também é possível digitar nesta barra de pesquisa o ano, mês (em inglês) e dia que deseja ver. Apesar disso, os resultados aqui podem não ser muito específicos então o calendário surge como uma opção mais prática. O importante é que você pode ver a imagem astronômica de qualquer dia.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!