Mais pessoas desejam comprar um carro da Apple do que um Tesla, é o que indica uma pesquisa da Strategic Vision. Esse resultado é bem curioso já que o Apple Car ainda nem foi lançado, mas não chega a ser surpreendente.

A pesquisa foi feita com 200 mil compradores de veículos novos, perguntando que carro eles comprariam em 2022. A Toyota ficou em primeiro com 38%, a Honda em segundo com 32% e a Apple, surpreendentemente em terceiro com 26%. Completam o Top 5, a Ford com 21%, e a tão falada Tesla em quinto com 20%. 

publicidade
Carros da Apple imaginados pelo Stable Diffusion / Dreamstudio
Carros da Apple imaginados pelo Stable Diffusion / Dreamstudio / Imagens: Nick Elis (Stable Diffusion / Dreamstudio)

A lista é de 50 marcas de montadoras, e muitas empresas tradicionais ficaram comendo poeira atrás da Apple. Eu considero isso um grande feito, afinal a Apple nunca nem sequer confirmou que está projetando um carro, apesar das evidências sobre o Project Titan

Apple fica em primeiro na pergunta sobre qualidade, mesmo sem ter um produto no mercado

Outra pergunta foi sobre a impressão de qualidade. Nessa, a Apple ficou em primeiro com 24%, com suas possíveis futuras rivais bem abaixo, a Toyota em segundo com 15% e a Tesla em terceiro com 11%. Apesar disso, 34% das respostas foram de pessoas sensatas que disseram que não podiam opinar sobre um carro da Apple sem suas informações oficiais, já que ele ainda nem foi lançado. 

publicidade
Carros da Apple imaginados pelo Stable Diffusion / Dreamstudio
Carros da Apple imaginados pelo Stable Diffusion / Dreamstudio / Imagens: Nick Elis (Stable Diffusion / Dreamstudio)

Vale citar que essa foi a primeira vez que a Strategic Vision incluiu a Apple na sua pesquisa, feita há quase 30 anos. O presidente da Strategic Vision, Alexander Edwards, falou sobre os resultados.  “O que deveria ser preocupante para as outras, é que a Apple gera mais carinho que qualquer outra empresa automotiva, o dobro de empresas como Honda, Toyota e Tesla.”

Como exemplo disso, ele apresenta outro argumento. “Mais de 50% dos proprietários de Teslas definitivamente considerariam a compra de um futuro veículo Apple; todos devem estar preparados.”

publicidade

Leia também:

Montadoras devem prestar atenção na Apple

A pesquisa da Strategic Vision é um alerta para que as montadoras não sigam os mesmos passos da BlackBerry e da Nokia após o lançamento do iPhone em 2017. O fato do futuro carro da Apple já ser mais desejado que um Tesla é bem preocupante para a empresa de Elon Musk.

publicidade

Outra empresa que perdeu muito mercado nessa brincadeira foi a Microsoft, que tinha parcerias com fabricantes, ao invés de apostar no seu próprio celular. Para quem não se lembra, vejam o famoso vídeo acima, com a reação de Steve Ballmer ao lançamento do iPhone.

Muitos anos depois, Ballmer depois disse que esse seria o seu maior arrependimento, já que a Microsoft tinha todas as condições de dominar o mercado, mas acabou menosprezando a Apple.

Que as montadoras aprendam com esses erros, e não ignorem a força da Apple no mercado automotivo, mesmo sem ter lançado nenhum produto até hoje, como essa pesquisa deixa claro.

Todas as imagens desse post foram criadas com apps de inteligência artificial. A imagem de destaque foi feita com o Outpainting do DALL-E 2.

Via Business Insider