Artemis 1 pode não ser lançada esse ano 

Lucas Soares03/09/2022 18h16, atualizada em 03/09/2022 18h19
SLS_Pad
O nascer do sol ilumina o Sistema de Lançamento Espacial e a espaçonave Orion que serão usados na Artemis I, na Plataforma de Lançamento 39B no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, em 21 de março de 2022. O SLS e o Orion no topo do lançador móvel foram levados até a plataforma em um veículo de transporte para um teste de pré-lançamento chamado ensaio molhado. Artemis I será o primeiro teste integrado da nave espacial SLS e Orion. Em missões posteriores, a NASA pousará a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na superfície da Lua, abrindo caminho para uma presença lunar de longo prazo e servindo como um trampolim no caminho para Marte. Créditos: NASA/Ben Smegelsky
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Prevista para a última segunda-feira (29) e adiada para esse sábado (3), quando também não aconteceu, a Artemis 1 da NASA pode não ser lançada tão cedo. De acordo com a coletiva de imprensa realizada após o cancelamento, o foguete SLS, a missão não vai acontecer nas datas previstas e só deve ir ao espaço quando todos os problemas estiverem resolvidos. 

Bill Nelson, administrador da NASA, disse que na próxima semana vai ser avaliada a possibilidade do lançamento acontecer entre setembro e outubro, mas que isso não é uma certeza. Não há também a confirmação de que a Artemis 1 vai acontecer até o fim de 2022.

Nelson lembrou que os ônibus espaciais foram para a plataforma de lançamento 20 vezes antes de finalmente terem um primeiro lançamento bem-sucedido e que esse tipo de adiamento é comum em missão dessa magnitude.  “Essas equipes trabalharam sobre isso e essa é a conclusão a que chegaram. Eu vejo isso como parte de nosso programa espacial, no qual a segurança está no topo da lista”, disse o administrador.

O cancelamento ocorreu cerca de três horas antes do horário previsto para o início da janela de lançamento. A última data reservada de backup, na segunda-feira (5), já foi descartada pela equipe. Nelson disse que o lançamento não vai acontecer “até acharmos que está certo”.

Adiamento da Artemis 1

“Equipes encontraram um vazamento de hidrogênio líquido ao carregar o propulsor no estágio central do foguete do Sistema de Lançamento Espacial. Vários esforços de solução de problemas para resolver a área do vazamento, recolocando uma vedação na desconexão rápida, onde o hidrogênio líquido é alimentado no foguete, não resolveram o problema. Os engenheiros continuam a coletar dados adicionais”, diz a nota divulgada pela NASA.

Leia mais:

Outro problema foi o tempo, hoje havia 60% de chance de condições climáticas favoráveis ​​para o lançamento, de acordo com a oficial meteorológica Melody Lovin, e cada minuto de atraso podem trazer empecilhos meteorológicos para um lançamento dessa proporção

Os erros encontrados na tentativa de segunda-feira passaram por uma longa revisão durante a semana, incluindo o resfriamento do motor 3 do estágio central e a rachadura na espuma. Ambos não foram considerados problemas críticos. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: