Pela segunda vez o lançamento da Artemis 1 foi cancelado. Marcado inicialmente para a última segunda-feira (29), problemas técnicos adiaram para este sábado (3). Agora a missão segue sem uma data confirmada para acontecer. 

De acordo com a NASA, uma reunião deve ser realizada ainda hoje para avaliar os próximos passos da missão. Existe uma data de backup marcada para o próximo dia 5, mas não há confirmação de uma nova tentativa vai ser realizada nesta data. 

No comunicado, a NASA informou que o cancelamento ocorreu após problemas com vazamento de hidrogênio líquido. A falha não é a mesma que ocorreu na segunda-feira (entenda aqui) e passou por diversas tentativas de conserto até a equipe abortar a missão.

Cancelamento da Artemis 1

“Equipes encontraram um vazamento de hidrogênio líquido ao carregar o propulsor no estágio central do foguete do Sistema de Lançamento Espacial. Vários esforços de solução de problemas para resolver a área do vazamento, recolocando uma vedação na desconexão rápida, onde o hidrogênio líquido é alimentado no foguete, não resolveram o problema. Os engenheiros continuam a coletar dados adicionais”, diz a nota divulgada pela NASA.

publicidade

Leia mais:

Outro problema foi o tempo, hoje havia 60% de chance de condições climáticas favoráveis ​​para o lançamento, de acordo com a oficial meteorológica Melody Lovin, e cada minuto de atraso podem trazer empecilhos meteorológicos para um lançamento dessa proporção.

Os erros encontrados na tentativa de segunda passaram por uma longa revisão durante a semana, incluindo o resfriamento do motor 3 do estágio central e a rachadura na espuma. Ambos não foram considerados problemas críticos. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!