O Prime Video fez algo extremamente raro e divulgou dados de audiência de sua série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder”, e segundo o streaming, a estreia da produção bateu recordes e teve números superiores aos da estreia de “House of the Dragon”, da HBO.

Quebrando um precedente longo, a Amazon divulgou dados de audiência de uma série do Prime Video pela primeira vez na história. De acordo com a companhia, “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” foi visto por 25 milhões de espectadores em todo o mundo nas 24 horas iniciais de disponibilidade dos dois primeiros episódios da série.

publicidade

O Prime Video está presente em 240 países e territórios ao redor do mundo, e revelou que esta foi sua maior estreia até hoje. A série estreou no dia 1º de setembro, disponibilizando os dois primeiros episódios da fantasia épica baseada na obra de J.R.R. Tolkien.

Os 25 milhões de espectadores revelados pela Amazon são mais que o dobro dos cerca de 10 milhões de espectadores que assistiram à estreia de “House of the Dragon” em 21 de agosto, número que marcou a maior estreia da história da HBO.

publicidade

No entanto, a Amazon não especificou o que considera uma visualização, nem quanto de um episódio é preciso ser visto para que uma pessoa seja contada na audiência. Como a Amazon nunca revelou números de séries do Prime Video antes, é complicado fazer comparações e determinar o quão grande realmente foi a estreia da série.

Mas a Amazon alega ter sido realmente grande, dizendo no último sábado que a performance de “Os Anéis de Poder” quebrou “todos os recordes prévios, marcando a maior estreia da história do Prime Video”.

publicidade

“É de alguma forma apropriado que as histórias de Tolkien – entre as mais populares de todos os tempos, e o que muitos consideram ser a verdadeira origem do gênero de fantasia – nos levaram a este momento de orgulho”, disse Jennifer Salke, chefe da Amazon Studios, em uma declaração fornecida pela Amazon junto com os números de audiência de ‘Os Anéis de Poder’. “Sou muito grata ao Tolkien Estate – e aos nossos showrunners J.D. Payne e Patrick McKay, à produtora executiva Lindsey Weber, elenco e equipe – por seus incansáveis esforços colaborativos e energia criativa sem limites. E são as dezenas de milhões de fãs assistindo – claramente tão apaixonados pela Terra-média quanto nós – que são nossa verdadeira medida de sucesso.”

“O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” é a série mais cara da história, com valores que giram em torno de US$ 465 milhões para a produção apenas da primeira temporada, com uma segunda já em desenvolvimento pela Amazon. A série acompanha diversos personagens em uma história pouco conhecida na Segunda Era da Terra-média de Tolkien.

publicidade

Reação negativa do público

Mas, apesar de “Os Anéis de Poder” receber bastante atenção atualmente e do sucesso de audiência, nem tudo é positivo, e a série não vem desempenhando bem de acordo com os reviews do público. A crítica forneceu respeitáveis 84% de aprovação no Rotten Tomatoes, mas a nota de audiência está em apenas 39%.

Informações apontam para a série estar recebendo uma grande quantidade de reviews negativos por parte do público que discorda da decisão de escalar atores negros como elfos, anões, pés-peludos e outros na Terra-média, além do protagonismo de uma personagem feminina, Galadriel.

Leia mais!

Na última sexta-feira, a Variety revelou que o Prime Video havia colocado reviews da série em espera de 72 horas em sua plataforma, para evitar que reviews negativos de protesto desta parcela dos fãs atrapalhasse o desempenho da produção. Agora, com este novo procedimento, a Amazon consegue determinar se as reações negativas foram criadas por robôs, ou trolls.

“O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” tem dois episódios disponíveis no Prime Video. O terceiro episódio chega à plataforma nesta sexta-feira (9), à 1h da manhã.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!