Conforme o programado, a Ferrari finalmente revelou mais sobre o Purosangue nesta terça-feira (13), seu primeiro veículo de quatro portas. Na apresentação em Maranello, Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, fez questão de frisar que não se trata de um SUV e sim de um esportivo de grande porte.

O que fica claro com os bancos esportivos e a falta de uma terceira fila de assentos. Mais alterações também foram adotadas em favor da esportividade. O porta-malas de 473 litros, por exemplo, e modesto se comparado com outros modelos do segmento.

Novamente, algo feito para favorecer o visual e a aerodinâmica do carro, deixando a praticidade dos utilitários um pouco de lado.

Ferrari Purosangue. Imagem: Ferrari/Divulgação

Algo que foi especulado e acabou se confirmando foi a presença das portas traseiras do tipo suicida, que abrem em 79 graus no sentido contrário do convencional. Já os assentos, pelo menos no ajuste da imagem abaixo, parecem não deixar muito espaço para as pernas dos passageiros nos bancos traseiros.

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Imagem: Ferrari/Divulgação

Nova categoria de veículos

A Ferrari diz que o Purosangue foi projetado para uma categoria própria de veículos. Talvez o seu rival mais próximo hoje seja o Lamborghini Urus.

Segundo a montadora, o modelo pesa 2.033 kg e suas medidas são as seguintes: 3,01 metros de distância entre eixos, 4,97 metros de comprimento, 2,02 m de largura e 1,58 m de altura. Vale notar que a altura em relação ao solo também é maior que a de outras carros da marca. 

O motor V12 fica atrás das rodas dianteiras e a transmissão automática de 8 marchas no eixo traseiro para uma boa distribuição de peso do veículo. Imagem: Ferrari/Divulgação

Por enquanto, a empresa esfriou os rumores de uma versão eletrificada, destacando apenas os números do poderoso motor 6.5 litros V12 aspirado, que produz 725 cv e 73 kgfm de torque, “a maior potência de qualquer carro GT da Ferrari em sua história”.

Com tração integral e cavalaria de sobra, o Purosangue vai de 0 km/h a 100 km/h em 3,3 segundos, com uma velocidade máxima acima de 310 km/h.

Sua suspensão foi projetada em parceria com a canadense Multimatic para maximizar conforto e agilidade, com um sistema ativo que permite ajustar a altura do veículo, deixando-o mais próximo do solo nas curvas, por exemplo.

Por fim, o preço final ficou em 390 mil euros, pouco mais de R$ 2 milhões na cotação atual e abaixo dos 430 mil euros previstos inicialmente. No Brasil, contabilizando os impostos, o carro pode chegar perto dos R$ 6 milhões.

Um vídeo oficial de apresentação do Purosangue foi compartilhado pela Ferrari na tarde de hoje no Twitter:

Imagem principal: Ferrari/Divulgação

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