Um míssil especial chinês foi apresentado durante esta semana e impressiona por sua versatilidade. O equipamento militar, que pode atingir velocidades supersônicas, utiliza um motor movido principalmente a boro e pode funcionar tanto no ar quanto na água, indo mais rápido que os torpedos usados tradicionalmente.

De acordo com o jornal South China Morning Post, o foco do projeto desenvolvido por uma equipe de cientistas da Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa de Changsha é criar um sistema anti-navios. Chamado de “cross media”, ele mede cerca de cinco metros e se move mais rápido que qualquer sistema de defesa equipado em embarcações atuais.

Para cumprir seu objetivo, o equipamento pode voar em velocidade March 2.5 e percorrer até 200 quilômetros de distância no ar. O dispositivo então pode mergulhar por até 20 quilômetros para evitar ser detectado por radares. Na água, ele se converte em um torpedo e reduz de velocidade para cerca de 360 km\h.

Novo míssil chinês

Toda essa empreitada só é possível graças ao motor ramjet motivo a combustível sólido com 60% de boro. Esse elemento é usado principalmente em combustíveis de propulsão, mas a proporção em que ele está presente no cross-media é considerada inovadora.

publicidade

Mas você deve estar pensando, o que esse projeto de míssil chinês tem de diferente dos mísseis intercontinentais atuais? A principal diferença é no modo de lançamento. Os armamentos atuais dependem de uma turbina a vapor para disparar seus estágios aquáticos. O cross-media não precisa desse canhão para sair ou entrar na água. 

No entanto, esse novo míssil está apenas no conceito. Ainda existem diversas barreiras para o uso confiável do boro como combustível sólido em um equipamento militar. Além disso, o país asiático importou cerca de metade desse minério dos Estados Unidos, o que causa um interessante debate no mínimo interessante.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!