O programa espacial chinês tem conseguido feitos impressionantes, como a recém descoberta de um novo mineral no solo da Lua. No entanto, os detritos espaciais que caem na Terra depois da decolagem de foguetes estão gerando preocupações.

Dessa vez, a Agência Espacial das Filipinas soltou um alerta na última terça-feira (13) sobre a possibilidade de acidentes devido a queda de detritos. “Embora seja improvável que os detritos do CZ-7A caiam em recursos terrestres ou áreas habitadas no território filipino, os detritos que caem ainda representam uma ameaça considerável para navios, aeronaves, barcos de pesca e outras embarcações que passaram pelas zonas de lançamento”, diz a nota.

publicidade

O foguete  Longa Marcha 7A (CZ-7A) foi lançado ontem pelo Centro de Lançamento Espacial Wenchang, na China. Segundo a Administração Espacial Chinesa, a decolagem é para levar o satélite Zhongxing-1E, desenvolvido para fornecer serviços de comunicação de alta qualidade, como televisão e transmissão de dados.

Decolagem de Longa Marcha 4b (Imagem: Administração Espacial Nacional da China)

China com reentradas difíceis de foguetes

Geralmente, a reentrada de detritos na Terra é controlada, mas isso não costuma ocorrer com lançamentos chineses. O país possui um histórico de problemas com a queda de foguetes. O mais recente deles ocorreu no começo de agosto, com um Longa Marcha 5B, que caiu justamente nas Filipinas.

publicidade

Leia mais:

Em um post traduzido no Weibo, a Administração Espacial Nacional da China disse que o foguete reentrou perto da mesma área e que a maior parte dele queimou durante a queda. A incerteza sobre onde o foguete cairia já era comentada durante a semana, pois as projeções indicavam que poderia ser qualquer lugar entre o México ao extremo sul da África.

publicidade

Este foi o terceiro lançamento de um Longa Marcha 5B da China, sendo, portanto, o terceiro pouso fora de controle. Em 2020, os destroços de um lançamento caíram na Costa do Marfim e, em 2021, no Oceano Índico.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!