O artista londrino Matt DesLauriers desenvolveu uma ferramenta capaz de criar paletas de cores a partir de qualquer descrição em texto.

Dessa forma, o usuário pode digitar, por exemplo, “belo pôr do sol” e ser redirecionado a cores que remetam a este tipo de cena. Ou, ainda, buscar algo mais abstrato ao digitar “terça-feira triste e chuvosa”.

publicidade

Leia mais:

Para chegar ao resultado, o artista utilizou-se do Stable Diffusion, modelo de síntese de imagem de código aberto, para gerar uma imagem que corresponda ao texto.

publicidade

A seguir, um codificador GIF em JavaScript, de nome gifenc, extrai a informação da paleta analisando a imagem e quantizando até determinado conjunto.

publicidade
Uma série de quatro paletas de cores de exemplo extraídas de pequenos textos escritos por DesLauriers (Imagem: Divulgação/Matt DesLauriers)

DesLauriers postou o código de sua criação no GitHub. Para utilizá-lo, o usuário precisa de uma instalação local do Stable Diffusion e do Node.JS.

publicidade

Matt demonstrou, ainda, quantos métodos diferentes de quantização (reduzir o grande número de cores em uma imagem para apenas um punhado que representa a imagem) poderia produzir diferentes paletas de cores.

Diferentes módulos de quantização de cores podem produzir diferentes paletas de cores da mesma imagem (Imagem: Divulgação/Matt DesLauriers)

Outro artista já havia criado ferramenta similar

Não é a primeira vez que um artista usa a IA para extrair paletas de cores de um texto. Em maio deste ano, um artista chamado dribnet publicou uma série de arte generativa chamada “Homage to the Pixel”, inspirada em Josef Albers.

Ele lançou simultaneamente uma ferramenta online que qualquer pessoa pode usar para produzir uma paleta de seis cores com base em entradas de texto.

Com informações de ars Technica

Imagem destacada: Viktoria Gavrilina/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!