Vômito fossilizado revela refeição feita há milhões de anos

Paleontólogos encontraram o fóssil de um vômito de 150 milhões anos e observaram um ecossistema com predadores bem semelhante ao que há hoje
Ronnie Mancuzo17/09/2022 11h22
Fóssil do vômito
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma equipe de paleontólogos nos Estados Unidos encontrou o fóssil de um vômito com cerca de 150 milhões de anos. E os estudos realizados contam uma história bem interessante.

Foram observados no vômito ossos de rã, incluindo alguns que provavelmente vieram de um girino, e pedaços de uma salamandra. Os aspectos do fóssil sugeriram que ele foi regurgitado por um predador.

Leia também:

O vômito remonta ao Jurássico Superior, uma época em que animais extraordinários como o gigantesco Brachiosaurus e o blindado Stegosaurus ainda vagavam. Mas o material fossilizado não veio de um dinossauro.

Predadores atrás de predadores há milhões de anos

Quem vomitou o fóssil, como traz a explicação da paleontóloga ReBecca Hunt-Foster, coautora dos trabalhos realizados, parece ter sido um peixe. O animal teria vomitado para distrair um predador. Ou seja, a cena remete a um predador usando uma tática para fugir de um predador maior.

https://twitter.com/paleochick/status/1565690904756641792?s=20&t=4GC9Xu2q0IB1LSzLZkbtlw

Segundo John Foster, paleontólogo coautor do estudo sobre o achado, isso por si só mostra como alguns ecossistemas antigos eram semelhantes ao que é encontrado na Terra hoje. Os pesquisadores esperam encontrar outros fósseis semelhantes na Formação Morrison de Utah, uma camada da história que também preserva muitos restos de dinossauros.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: Reprodução/ReBecca Hunt-Foster/Twitter

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.