O Twitter está dando mais um passo para aumentar a acessibilidade na plataforma. A partir desta semana, todos os usuários poderão utilizar recurso de acessibilidade que permite a leitores de tela “traduzir” tais imagens.

A novidade havia sido anunciada em julho e liberada apenas para alguns usuários, mas agora está liberada para toda a comunidade.

publicidade

Leia mais:

Como funciona o recurso

O texto alternativo, popularmente conhecido como alt text, é uma descrição em texto de fotografias que são captadas pelos leitores de tela utilizados por internautas com deficiência visual ou problemas de visão. Esse recurso permite que essa parcela do público da rede social possa compartilhar e retuitar imagens normalmente.

publicidade

Pedido antigo

A inserção do alt text no Twitter não é um pedido novo. Há bastante tempo, ativistas relacionados às causas sobre acessibilidade protestam para que o Twitter desse mais ferramentas assim.

Desenvolvedores voluntários de bots da empresa chegaram a desenvolver lembretes de alt texts “faça você mesmo”. Gerard Cohen, gerente de engenharia de software do time de experiência de acessibilidade do Twitter, disse que a companhia já estava ciente de que a ferramenta de text alt era algo desejado pelos usuários da plataforma.

publicidade

Exemplo do alt text no Twitter (Imagem: Divulgação/Twitter)

“Se pudéssemos, estalaríamos os dedos e o mundo seria acessível. Entendemos que é uma demanda antiga e somos gratos aos desenvolvedores de bots que vieram e criaram a ferramenta”, afirmou Cohen. Para usar o recurso, é necessário que os usuários o ativem nas configurações. Porém, não é preciso fazê-lo em todos os dispositivos. Uma única ativação já será suficiente.

publicidade

Cohen foi além e indicou vai educar as pessoas para possam utilizar o recurso corretamente. Ainda, afirmou que estão “explorando” a possibilidade de editar um tuite e de adicionar um alt text após uma postagem.

Para os usuários do Twitter que desejem ver a descrição em uma imagem com alt text, haverá um botão “ALT” no canto inferior esquerdo da foto.

Com informações de The Verge

Imagem destacada: Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!