A tecnologia das baterias evoluiu ao ponto de várias startups trabalharem em aeronaves eletrificadas de curto alcance. Uma delas é a sueca Heart Aerospace, que despertou o interesse da Air Canada, responsável por uma das maiores linhas aéreas do mundo em passageiros.

A empresa fechou uma parceria com a startup e encomendou 30 unidades da sua primeira aeronave híbrida, o ES-30. Michael Rousseau, presidente e executivo-chefe da Air Canada, emitiu um comunicado sobre o acordo comercial:

“A Air Canada tem o prazer de fazer parceria com a Heart Aerospace (…) sabemos que atingir nossas metas de emissões zero exigirá novas tecnologias. Temos confiança de que a equipe da Heart Aerospace tem a experiência necessária para cumprir a promessa de um futuro de aviação mais limpo e verde”

A startup causou impacto no mercado no ano passado com o ES-19, uma aeronave totalmente elétrica de 19 lugares e 400 km de alcance. A novidade atraiu parceiros importantes como o Breakthrough Energy Ventures, um dos fundos de investimento do bilionário Bill Gates.

publicidade

Nova aeronave ES-30

Agora, cerca de um ano depois, a Heart Aerospace decidiu substituir o ES-19 pelo ES-30, uma versão mais robusta capaz de acomodar 30 passageiros. A empresa anunciou que o novo avião substitui o projeto anterior e será acionado por motores elétricos, o que permite operar com baixo ruído.

Air Canada encomenda 30 aviões híbridos ES-30.
Novo ES-30 possui três andares, cozinha e um banheiro. Imagem: Heart Aerospace/Divulgação

Diferente do modelo anterior, o alcance elétrico caiu pela metade, são 200 km. Entretanto, a aeronave terá uma configuração híbrida composta por dois turbogeradores que entram em ação como reserva, recuperando os 400 km de autonomia.

Chamados de “Reserve-Hybrid”, os turbogeradores são uma tecnologia nova desenvolvida por empresas como a britânica Rolls Royce. A ideia é permitir que mais aeronaves tenham propulsão elétrica combinada com o uso de combustível de aviação.

O ES-30 está programado para os primeiros voos comerciais em 2028. A Heart Aerospace confirma que além da Air Canada, a americana United, as companhias aéreas nórdicas Braathens Regional Airlines (BRA), Icelandair, SAS e a Sounds Air da Nova Zelândia também fizeram pedidos de suas aeronaves eletrificadas.

Imagem principal: Heart Aerospace/Divulgação.

Veja também:

Via: Electrek

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!