O Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, entregou ao Ministério da Saúde, na segunda-feira (19), 1 milhão de novas doses da vacina CoronaVac para a vacinação de crianças de 3 a 5 anos. De acordo com o ministério, os imunizantes passarão agora por trâmites logísticos e por controle de qualidade para, então, serem distribuídas a todos os estados e ao Distrito Federal. 

“A entrega desse novo lote pelo Butantan permitirá ampliar o número de crianças brasileiras entre 3 e 5 anos que serão protegidas contra formas graves da covid-19, evitando internações e óbitos”, disse o secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo, infectologista David Uip, por meio de nota. 

publicidade
CoronaVac, a vacina do Instituto Butantan
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

A vacinação da faixa etária com o imunizante CoronaVac recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em julho deste ano. Com o novo lote, o Butantan soma 111 milhões de vacinas encaminhadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o que vem ocorrendo desde janeiro do ano passado. 

Conforme divulgado pela Agência Brasil, o Butantan destacou que as vacinas foram produzidas em São Paulo com o insumo farmacêutico ativo (IFA) importado da empresa chinesa Sinovac. Segundo o instituto, ainda em setembro, mais 2,5 milhões de doses do imunizante estarão disponíveis para aplicação. 

publicidade

Leia mais! 

Anvisa aprova vacina da Pfizer para crianças  

publicidade

Anvisa aprovou, na sexta-feira (16), a ampliação do uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de seis meses a quatro anos. Até então, o medicamento estava liberado apenas para crianças de 5 a 11 anos. No último domingo (18), no entanto, o Ministério da Saúde ressaltou que o início da vacinação do grupo só irá começar após aval da área técnica da pasta. 

Ainda segundo o ministério, o início da aplicação não deve demorar, visto que o governo tem contrato com a fabricante. 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!