Quem assistiu aos dois episódios mais recentes de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder“, deve se lembrar de uma voz que chama o personagem Isildur, enquanto ele navega em uma embarcação de Númenor.

Com a introdução de Númenor, a partir do episódio 3 da série, diversos novos personagens foram apresentados. Entre eles está Isildur, vivido por Maxim Baldry. Isildur é filho de Elendil (Lloyd Owen), e apesar de sua aparente teimosia e natureza desafiadora, aparenta querer agradar o pai. Além disso, ele busca carregar o legado da família ao se juntar à Guarda do Mar, mas suas ações mais recentes indicam que o desejo por algo diferente em sua vida está tomando conta.

publicidade

Diversos momentos apontam para este desejo de Isildur, mas um deles é o mais marcante: ele escuta uma voz que sussurra seu nome, enquanto está no mar treinando para se juntar à Guarda. Mas de quem é a voz misteriosa que chama por Isildur? Existem algumas teorias para isto.

A mais óbvia delas seria que quem chama por Isildur é a sua mãe, que já morreu e foi mencionada pela primeira vez no episódio 4 da série. A mãe de Isildur seria uma personagem original, criada especialmente para a série, visto que não existe qualquer menção à mãe dele em “O Senhor dos Anéis“, de J.R.R. Tolkien.

publicidade

Existem algumas dicas oferecidas ao longo dos episódios para concluirmos que a voz seria dela. Quando Elendil reúne os filhos, fica claro que as coisas não estão se desenrolando de acordo com os planos do patriarca, principalmente quando ele se volta contra a filha Eärien (Ema Horvath), simplesmente por ela defender o irmão.

Isildur está tentando explicar o motivo para não querer mais entrar para a Guarda do Mar, mas Elendil insiste que ele permaneça. Isto pode indicar que a perda da esposa pode tê-lo impactado bastante, a ponto de ele não querer que nada mude após a experiência trágica e inesperada. O momento também mostra que a família não consegue se comunicar muito bem entre si, e a mãe de Isildur provavelmente era quem mantinha a família em harmonia.

publicidade

Além disso, a mãe de Isildur pode saber que o caminho que ele está tentando seguir, ao se juntar à Guarda do Mar, é o errado para ele. Outra razão se volta para a tradição de Tolkien, que aponta para um mal influenciando o povo de Númenor. Este mal causou paranoia e corrupção, e eventualmente levou à própria queda da ilha.

Mas o espírito da mãe de Isildur pode não estar por trás disso. Como já vimos a profecia da queda de Númenor, por meio da Rainha-Regente, é possível que a série esteja mostrando este mal corrompendo os indivíduos. O principal objetivo desta força maligna é causar divisão entre elfos e os homens de Númenor, eventualmente fazendo com que se voltem uns contra os outros.

publicidade

Então, seria lógico que a força agisse em prol dos que já são antagônicos aos elfos, e em busca de derrubar os fiéis a eles. Elendil é visto como um dos principais habitantes de Númenor que são fiéis aos elfos, e este mal mirar em seu filho faria bastante sentido.

Existe mais uma opção, que também aponta para outro ser fazendo uso da voz da mãe de Isildur para atingi-lo. No centro da ilha de Númenor está a montanha de Meneltarma, um dos lugares mais sagrados em toda a existência dedicado ao culto de Eru Ilúvatar.

Acredita-se que Ilúvatar tenha criado os Ainur, que eram deuses menores que ele enviou ao universo que ele criou para construir Arda, a palavra de Tolkien para o mundo da Terra-média. Desde a criação dos Ainur, Ilúvatar não é conhecido por se envolver diretamente com os eventos que se desenrolam em Arda – Você pode saber mais sobre isto na publicação em que falamos sobre a abertura da série.

Leia mais!

“Os Anéis do Poder” destacam essa imensa montanha no meio da ilha toda vez que a voz fala com Isildur. Definitivamente, parece haver algo divino sobre a entidade chegar até ele. Sem qualquer tradição que sugira que os mortos possam de alguma forma alcançar e se comunicar com os vivos, a ideia de que Ilúvatar interviria diretamente na vida de Isildur é outra explicação viável sobre quem pode estar se comunicando com ele.

Independente de quem seja dono da voz que fala com Isildur, ou quais intenções possa ter, ela vem afetando o personagem, e fez ele repensar se juntar à Guarda do Mar, e teve sucesso ao fazê-lo tomar uma atitude impulsiva que fez ele ser expulso da organização, e tomar um rumo diferente em seu destino.

Isildur é um dos personagens mais relevantes para a história da Terra-média, e seus atos tiveram consequências até milhares de anos no futuro, na história original da trilogia “O Senhor dos Anéis”.

O episódio 5 de “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” chega ao Prime Video nesta sexta-feira (23), à 1h da manhã.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!