A Volkswagen é uma das gigantes do mercado automotivo que está de olho nos carros autônomos. Sua proposta mais recente para o segmento é o GEN.TRAVEL, um protótipo de veículo equipado com direção autônoma nível 5 (ou plena), a mais avançada de todas.

Para ter uma ideia, esse tipo de sistema pode operar nas ruas sem interferência do motorista, conseguindo tomar decisões e corrigir falhas em tempo real. Veículos dessa categoria dispensam até a presença de volante e pedais.

Veja também:

Apesar de ainda se tratar de um conceito, a ideia é que o modelo tenha interior com assentos modulares e seja uma alternativa sustentável para serviços de mobilidade de curta distância.

publicidade

“O GEN.TRAVEL nos oferece um vislumbre das viagens do futuro”, disse o chefe de design do Grupo VW, Klaus Zyciora.

 Volkswagen GEN.TRAVEL.
VW GEN.TRAVEL Imagem: Volkswagen/Divulgação

Como dito antes, um dos trunfos do veículo é o fato do interior ser ajustável de acordo as necessidades do proprietário, oferecendo espaço para até quatro passageiros. A configuração de conferência, por exemplo, adiciona uma mesa de centro para viagens de negócio.

A iluminação do interior também é dinâmica, criando um ambiente mais agradável, diz a fabricante. No ‘modo noturno’, dois assentos também podem se converter em camas, com um sistema de retenção que mantém o passageiro seguro mesmo deitado:

Interior do Volkswagen GEN.TRAVEL.
Imagem: Volkswagen/Divulgação

Para tornar o percurso mais relaxante e evitar enjoos, o carro autônomo da Volks conta ainda com suspensão ativa que suaviza movimentos verticais e laterais.

Quanto à aparência, temos a cabine em vidro transparente e portas tipo asa de gaivota para facilitar a entrada e saída do veículo. O GEN.TRAVEL será apresentado ao público pela primeira vez já neste sábado, 24 de setembro, na França.

Imagem principal: Volkswagen/Divulgação

Via: Autoevolution

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!