Missão da NASA para Lua vai atrasar mais do que o esperado; entenda

Lucas Soares28/09/2022 16h01, atualizada em 29/09/2022 14h55
trajes artemis
Ilustração do Artista: Dois tripulantes de terno trabalham na superfície lunar. Um em primeiro plano levanta uma pedra para examiná-la enquanto o outro fotografa o local de coleta ao fundo.
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os planos da NASA para voltar à Lua estão passando por dias complicados. Depois de adiar duas vezes o lançamento da missão não-tripulada Artemis 1, a agência agora se viu obrigada a retirar o enorme foguete SLS da plataforma, na intenção de evitar possíveis danos pelo furacão Ian. Todo esse movimento deve atrasar consideravelmente a passagem da cápsula Órion pela órbita lunar.

Apesar de não ter confirmado uma nova data para tentar lançar a missão, depois de dois fracassos e diversos adiamentos, o diretor da NASA, Bill Nelson, disse que a próxima tentativa não deve acontecer antes de novembro. “Sabemos que o mais cedo possível é no final de outubro, mas o mais provável é que o façamos em meados de novembro”, declarou.

Na segunda-feira (26), após o foguete ser movido da plataforma do Centro Espacial Kennedy para um hangar, os diretores da agência já haviam deixado claro que o lançamento iria atrasar. Previsto inicialmente para o dia 29 de agosto, houve uma segunda tentativa no dia 3 de setembro, e depois uma série de adiamentos sucessivos. O último deles no fim de semana, depois das más previsões meteorológicas. 

Agora, existem algumas janelas entre outubro e novembro. O primeiro prazo é  de 17 a 31 de outubro, sendo considerado pelo próprio administrador como pouco provável. O segundo cenário é entre 12 a 27 de novembro, mais realista. Além de remontar o foguete, serão necessários testes com a nova montagem. 

artemis 1
Foguete SLS no Centro Espacial Kennedy (Imagem: NASA/MSFC)

Missão Artemis 1 da NASA para à Lua

A chamada missão Artemis 1 será um voo não tripulado da cápsula Orion ao redor do nosso satélite natural, com duração estimada de aproximadamente 40 dias. Ela será lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, no topo do megafoguete Space Launch System (SLS), projetado especialmente para viagens à Lua e além.

Leia mais:

Primeira de uma série de missões cada vez mais complexas à Lua, Artemis 1 será uma demonstração de capacidade, fornecendo uma base para a exploração humana do espaço profundo.

Além disso, uma variedade de cargas científicas será transportada nesse voo, que também levará objetos curiosos que compõem o chamado Kit Oficial de Voo (OFK). Se tudo correr conforme o planejado, a missão Artemis 2 vai enviar astronautas em um voo que fará o mesmo circuito, no ano de 2024. 

E então, em 2025 ou 2026, a missão Artemis 3 vai finalmente pousar astronautas na Lua, sendo esta a primeira vez que uma mulher e uma pessoa preta vão pisar em solo lunar.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

Ícone tagsTags: