Sabe-se que os dinossauros foram aniquilados pelo impacto de um asteroide na Terra há cerca de 66 milhões de anos, no que ficou conhecido como o evento de extinção Cretáceo-Paleogeno, que acabou com 75% da vida existente em nosso planeta na época.

Onde caiu o asteroide que matou os dinossauros?

Denominado Chicxulub, o asteroide que colocou fim a mais de 165 milhões de anos da presença dos dinossauros na Terra, alterando a evolução da vida no planeta, caiu na região da Península de Yucatán, na América Central, formando uma das maiores estruturas de impacto conhecidas no mundo, hoje soterrada: a Cratera de Chicxulub, de 180 km de diâmetro.

Em destaque tracejado em vermelho no mapa a Península de Yucatán, no México, onde teria caído o asteroide que dizimou os dinossauros. Imagem: Google Maps

A cratera foi descoberta por Glen Penfield, um geofísico que havia trabalhado em Yucatán, procurando petróleo no fim da década de 1970. Inicialmente, ele não conseguiu obter evidências de que essa formação geológica era de fato uma cratera e acabou abandonando a pesquisa.

Em contato com Alan Hildebrand, cientista planetário e professor associado do Departamento de Geociências da Universidade de Calgary, no Canadá, especializado no estudo de crateras de impacto de asteroides, bolas de fogo e recuperação de meteoritos, Penfield obteve amostras que comprovariam que a estrutura seria, de fato, uma cratera de impacto.

Entre as provas, estão quartzos de impacto, uma anomalia gravitacional e tectitos das áreas circundantes – rochas de vidro tipicamente formadas na sequência de impactos de grandes meteoroides com a superfície da Terra.

Segundo consta, o choque onde caiu o asteroide que matou os dinossauros foi tão forte que liberou uma força equivalente a 10 bilhões de bombas atômicas de Hiroshima. Ainda assim, estudiosos debatem se o asteroide Chicxulub foi realmente o grande vilão da história ou apenas um entre vários que podem ter colidido com a Terra naquela época.

Diversos estudos levantaram a possibilidade de que ele tenha sido um pedaço de um asteroide muito maior que se fragmentou numa colisão no espaço distante há mais de 160 milhões de anos.

Em 2010, 41 peritos internacionais de 33 instituições reviram os dados disponíveis e concluíram que o impacto em Chicxulub desencadeou as extinções em massa do Cretáceo-Paleogeno, incluindo a dos dinossauros.

Fonte: Astronomy