Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidirão quem será o presidente do Brasil no segundo turno das eleições de 2022 que será realizado no dia 30 de outubro, também domingo.
Com 97,51% das seções totalizadas, às 21h36 deste domingo (2), Lula teve 55.166.851 (47,91%) e Bolsonaro 50.261.216 (43,65%) dos votos, respectivamente.
O número de votos válidos foi de 115.373.809 (95,59%). Foram registrados 1.929.123 votos brancos (1,59%) e 3.397.990 votos nulos (2,82%). A abstenção chegou a 20,90%.
Alguns estados como São Paulo e Rio Grande do Sul também decidirão no segundo turno seus governadores.
O dia da eleição é feriado?
O dia da eleição é considerado feriado, porém os estabelecimentos que possuem autorização para funcionamento em feriados poderão funcionar, devendo proporcionar as condições para que seus funcionários possam exercer o direito/dever do voto.
Leia mais:
- Eleições 2022: é possível votar apenas com o celular? Saiba quais documentos você deve levar
- TSE alerta para golpe de mensagens falsas sobre título de eleitor cancelado
- Eleições 2022: como acompanhar apuração em tempo real e resultados no celular
Como emitir o e-Título e usá-lo no segundo turno
Nesse ano, o TSE e a Justiça Eleitoral desenvolveram uma série de aplicativos e canais de atendimento online para esclarecer e tirar dúvidas dos eleitores. Porém, o aplicativo que certamente será o mais utilizado é o e-Título, criado em 2017, que atualmente é o documento digital mais baixado no Brasil.
Só na última semana o e-Título teve mais de 2,5 milhões de downloads. De acordo com o TSE, cerca de 30 milhões de eleitores já ativaram o aplicativo em seus dispositivos.

Benefícios do e-título
O e-Título disponibiliza no aplicativo todas as informações presentes no documento físico, como nome do eleitor, data de nascimento, número de inscrição, zona eleitoral, seção e município. Além dessas informações o aplicativo auxilia o eleitor a encontrar seu local de votação, verifica sua filiação, consulta de débitos, justificar ausência, entre outros.
Caso o eleitor tenha cadastrado a biometria com a Justiça Eleitoral é possível votar usando apenas o e-Título para confirmar sua identidade na zona eleitoral.
Até quando dá para emitir?
Na segunda-feira (3) o documento voltará a ser emitido normalmente e poderá ser emitido até o dia 29.
Para emitir o e-Título, o app pode ser baixado na Google Play Store e App Store. Ao abrir o aplicativo, clique em “Próximo” na tela de início e clique em “Começar no e-Título”.
Na tela de cadastro é preciso preencher informações pessoais como: Nome, data de nascimento, documentos como CPF e número de inscrição do título de eleitor físico, e nome da mãe e pai. Em seguida clique em “Entrar no e-título”.
A próxima tela conta com três questões para confirmar sua identidade, e em seguida um questionário pessoal. Clicando em “Finalizar” o e-título estará criado.
Via TSE
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!