Um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) capturou uma foto impressionante do Monte Ruapehu, na Nova Zelândia, o maior vulcão ativo do país, usado para representar a famosa “Montanha da Perdição”, na trilogia de filmes O Senhor dos Anéis.

Em uma perspectiva verdadeiramente única, uma câmera Nikon D5 equipada com uma lente de 1150 mm foi usada para capturar o momento em que a espaçonave estava sobrevoando diretamente a formação geológica, a 424 km de altitude da Terra.

publicidade
Monte Ruapehu na Nova Zelândia, fotografado por um astronauta na Estação Espacial Internacional. Imagem: Reprodução/NASA Earth Observatory

Localizada no Parque Nacional do Tongariro, a montanha mais alta da Ilha Norte da Nova Zelândia tem 2.197 metros e um estratovulcão ativo. Perto do cume, fica o Lago da Cratera, conhecido como Te Wai A-moe, na língua nativa maori, aquecido por um sistema hidrotérmico dentro do vulcão.

Monte Ruapehu, na Nova Zelândia, o maior vulcão ativo do país, foi usado para representar a famosa “Montanha da Perdição”, na trilogia de filmes O Senhor dos Anéis. Imagem: LenRussell – FreeImages

O local é o mais antigo parque nacional na Nova Zelândia e o quarto mais antigo do mundo, reconhecido pela UNESCO como um dos lugares de Patrimônio Mundial de caráter misto, porque mistura cultura, já que é um lugar sagrado para os maoris, e natureza vulcânica.

publicidade

De acordo com o site PetaPixel, após um período adormecido, desde 2011, a atividade vulcânica em Ruapehu foi novamente relatada em 2022, com temperaturas de água atingindo cerca de 45ºC.

Leia mais:

publicidade

Em O Senhor dos Anéis, o Monte Ruapehu – ou Montanha da Perdição de Mordor – é o destino para o qual Frodo Baggins e Samwise Gamgee passaram por uma árdua jornada desde a Vila dos Hobbits até chegar e destruir o Um Anel. As rochas irregulares e o vulcão ativo criaram o cenário perfeito e misterioso para a trilogia dirigida por Peter Jackson.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!