Tribunal italiano anula multa antitruste para Apple e Amazon

Um tribunal administrativo italiano revogou uma multa imposta pela autoridade antitruste do país a Apple e a Amazon, por suposto conluio
Por Gabrielly Bento, editado por Adriano Camargo 03/10/2022 15h28
Tribunal italiano anula multa antitruste para Apple e Amazon
Imagem: viewimage/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em documento apresentado nesta segunda-feira (03), um tribunal administrativo italiano revogou uma multa imposta pela autoridade antitruste do país às Big Techs americanas (Apple e a Amazon) por suposto conluio.

Leia mais:

As autoridades antitruste multaram ambas empresas num total de mais de 200 milhões de euros em 2021, citando uma suposta cooperação anticompetitiva na venda de produtos da Apple e Beats. 

Além disso, recentemente a multa foi reduzida para um total de 173,3 milhões de euros devido a um “erro material” no primeiro cálculo. A Amazon disse em comunicado que parabenizava a decisão do tribunal.

No final, a multa foi totalmente revogada.

Tribunal italiano anula multa antitruste para Apple e Amazon
Imagem: viewimage/Shutterstock

Amazon e editoras vencem processos antitruste sobre preços de livros

Nesta quinta-feira (29), um juiz federal arquivou dois processos antitruste que acusam a Amazon e outras cinco grandes editoras de conspirar ilegalmente para fixar preços de livros nos Estados Unidos, fazendo com que consumidores e livrarias paguem mais.

Gregory Woods, juiz distrital dos EUA em Manhattan, aceitou as recomendações de um juiz magistrado para encerrar os dois processos contra a Amazon, Hachette Book, HarperCollins, Macmillan Publishing, Penguin Random House e Simon & Schuster.

Os clientes acusaram os réus de assinar acordos que permitiam às editoras inflacionar os preços dos e-books, fechando numa taxa de “agência” de 30% para a Amazon a cada venda, e garantindo que os preços da Amazon não seriam reduzidos.

Enquanto isso, alegam que a empresa tinha recebido um “desconto discriminatório” em livros de capa dura, brochuras e livros produzidos em massa, forçando-os a pagar preços de atacado mais elevados às editoras e reprimindo as vendas de livros.

Leia mais em Olhar Digital

Via: Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Redator(a)

Gabrielly Bento é redator(a) no Olhar Digital

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.