Durante muito tempo, as auroras boreais impressionam por sua beleza, sendo um dos espetáculos mais impressionantes do planeta.

Muitas testemunhas do fenômeno afirmam que as auroras têm som, mas muitas teorias descartavam esta possibilidade.

publicidade

Leia mais:

Alguns defensores da existência do som, no começo, não o ouviam, mas, aos poucos, percebiam sua existência, parecendo ser uma cachoeira ao longe.

publicidade

Afinal, o som das auroras boreais existe ou não?

Depois de tantas discussões sobre a existência ou não do som, um grupo de cientistas da Universidade Aalto, na Finlândia, encontrou a origem do som, que, segundo eles, realmente vem das auroras boreais.

É sabido que as auroras boreais se originam quando as partículas carregadas pelo Sol se chocam contra a atmosfera da Terra e nosso campo magnético direciona-os para os polos, sendo a boreal para o Norte e a austral para o Sul.

publicidade

Pensando nisso, os pesquisadores dizem que o som das auroras boreais vem da sensibilidade no campo magnético da Terra. Eles foram além e criaram um modelo que prevê, com 90% de efetividade, quando o som vai acontecer.

“Usando dados geomagnéticos, medidos de forma independente, é possível prever quando ocorreram os sons das auroras em nossas gravações com 90% de precisão”, afirmou a universidade em comunicado.

publicidade

Ou seja, quando os ventos solares se chocam com o campo magnético, não só formam as auroras, mas também formam seu som.

Com informações de FayerWayer

Imagem destacada: Krivosheev Vitaly/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!