Imagem: Sashkin/Shutterstock
A Kaspersky identificou um poderoso malware, chamado NullMixer, que é capaz de roubar senhas, endereços, dados de cartões, criptomoedas e contas de redes, como o Facebook.
De acordo com a Kaspersky, o Brasil é o país mais atingido pelo vírus até o momento, chegando à marca de dez mil ataques.
Leia mais:
A marca é 20% do total detectado em todo o planeta (47 mil), sendo 2,5 vezes a mais do o segundo país com mais ataques, a Índia.
O novo malware se espalha com a instalação de programas piratas e ativadores para softwares baixados de forma ilegal. O NullMixer é considerado um trojan “dropper” (conta-gotas), que vai injetando diversos vírus no dispositivo infectado.
A partir do momento em que a vítima tenta baixar o arquivo afetado e é redirecionada à página de instruções de instalação, já está instalando um cavalo de Tróia em seu dispositivo.
Uma vez com acesso, o NullMixer dispara n tipos de malwares – spywares, trajans etc. Entre as ameaças injetadas, estão Redline e Disbuk, dois malwares e buscam por dados de cartões de crédito e criptomoedas.
A Kaspersky alerta que, uma vez que o Disbuk captura cookies do Facebook e da Amazon, todos os dados das contas das vítimas – incluindo formas de pagamento – fim à disposição dos bandidos.
Para atrair suas vítimas, os cibercriminosos utilizam ferramentas profissionais de SEO. Assim, termos, como “crack”, “keygen”, entre outros, os levam ao topo dos mecanismos de busca, induzindo a vítima a acessar o site.
Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky na América Latina, alerta: “Qualquer download de arquivos a partir de fontes não confiáveis é verdadeira roleta. Nunca se sabe se o que é baixado se trata do software esperado ou se ele virá com algum malware de brinde. Com o NullMixer, qualquer informação que escreva em seu teclado estará disponível para os golpistas, desde mensagens enviadas aos seus amigos em redes sociais até logins e senhas do seu dispositivo ou contas de criptomoedas. Tenha isto em mente quando decidir fazer download de site desconhecido, porque esta ameaça pode sempre ser evitada utilizando apenas produtos licenciados e soluções de segurança robustas.”
Para evitar ser mais uma vítima do NullMixer siga estas recomendações clássicas:
Imagem destacada: Sashkin/Shutterstock
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 6 de outubro de 2022 23:47