Normalmente mais altos e pesados, os SUVs nem sempre são sinônimo de baixo consumo, no entanto, saiba que há algumas opções de utilitários compactos no mercado que rivalizam até com os hatches neste quesito. Algo que vale até na decisão de compra em tempos de incertezas no valor do combustível na bomba.

Pensando nisso, listamos abaixo os cinco SUVs mais eficientes e com motor flex segundo a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE) do Inmetro.

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5 SUVs mais econômicos do Brasil em 2022

De início, vale ressaltar que foram considerados apenas modelos com câmbio automático, movidos a gasolina ou etanol e também os híbridos. O critério principal, no entanto, foram as melhoras médias de consumo rodando com gasolina, já que é o combustível mais popular do país.

1. A primeira posição ficou com um híbrido, o Toyota Corolla Cross Hybrid. O modelo alcançou os seguintes números de consumo: 11,8 km/l (etanol) na cidade e 9,7 km/l (etanol) na estrada. Já na gasolina, foram impressionantes 17,8 km/l (gasolina) na cidade e 14,7 km/l (gasolina) na estrada.

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Toyota Corolla Cross Hybrid.
Toyota Corolla Cross Hybrid. Imagem: MilanoPE/Shutterstock

O veículo possui motor 1.8 flex de 98/101 cv (no etanol) e 14,5 kgfm de torque. Seu motor elétrico possui 72 cavalos e a potência combinada com a unidade a combustão é de 122 cv e 16,6 kgfm de torque. O câmbio é automático CVT.

2. Na segunda colocação, temos o Fiat Pulse 1.3 CVT, que registrou 9,2 km/l (etanol) na cidade e 10,4 km/l (etanol) na estrada; 12,9 km/l (gasolina) na cidade e 14,3 km/l (gasolina) na estrada.

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Fiat Pulse.
Imagem: Fiat/Divulgação

Seu motor é o 1.3 flex aspirado de 98/107 cv (no etanol) e 13,2/13,7 kgfm (gasolina/etanol) de torque, . O câmbio também é o automático CVT.

3 e 4. Em terceiro e quarta, estão dois modelos da Volkswagen: o T-Cross 200 TSI e o Nivus 200 TSI. O T-Cross fez uma média de 8,3 km/l (etanol) na cidade e 10 km/l (etanol) na estrada; 12 km/l (gasolina) na cidade e 14,4 km/l (gasolina) na estrada.

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Sua motorização é 1.0 turboflex 116/128 cv (no etanol) e 20,4 kgfm (gasolina/etanol) de torque e o câmbio é automático de 6 marchas.

Já o Nivus, com configurações semelhantes de motor, registrou 8,3 km/l (etanol) na cidade e 10,1 km/l (etanol) na estrada. Na gasolina os números foram 12,1 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Lembrando que o ranking considera as médias de consumo rodando com gasolina.

5. O Nissan Kicks 1.6 CVT fechou a lista com os seguintes números: 7,8 km/l (etanol) na cidade e 9,6 km/l (etanol) na estrada; 11,4 km/l (gasolina) na cidade e 13,9 km/l (gasolina) na estrada.

O veículo é o mais potente depois dos modelos da VW, com motor 1.6 16V flex aspirado de 114 cv e 15,5 kgfm. O câmbio é o automático CVT.

Veja também:

Na lista deste ano, o PBVE foi atualizado após as mudanças adotadas pelas montadoras para atender às novas regras de emissões do Brasil, o Proconve L7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).

A iniciativa proposta pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) visa regular as emissões veiculares no país.

Como a média de consumo de combustível é calculada pelo Inmetro?

O Inmetro mede o gasto de energia para o carro se mover em MJ/km (megajoules por quilômetro) e o consumo médio de gasolina e etanol em km/l. Quanto menor o gasto por quilômetro rodado, mais eficiente é o carro.

O processo, segundo a entidade, é baseado em um teste padrão de consumo realizado em condições controladas.

Imagem principal: Chai UM-IM/Shutterstock

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