A falta de semicondutores não é mais novidade e continua impactando diversos setores da indústria global. O ramo automotivo foi um dos mais afetados, obrigando as montadoras a reduzir suas metas de produção e adotar chips mais compactos e eficientes para reduzir a quantidade de componentes eletrônicos nos veículos.

Enquanto as fabricantes não encontram uma solução para atender a forte demanda do mercado, a Samsung traçou uma estratégia que pode funcionar para sair na frente das concorrentes e liderar o fornecimento de semicondutores para a indústria automotiva.

publicidade
Samsung começa a fabricar seus chips de 3nm, deixando TSMC para trás
Imagem: Samsung/Divulgação

A gigante sul-coreana anunciou na conferência Samsung Foundry Forum que está trabalhando na produção de chips de memória não volátil (eNVM) de 14 nm para automóveis. A novidade chega ao mercado em 2024 e permitirá que as fabricantes equipem os seus carros com mais recursos.

A empresa também vai fabricar chips 5G para carros — um recurso já adotado pela Ford para 2023 —, e componentes mais compactos, capazes de lidar com informações complexas.

publicidade

“A Samsung delineou uma estratégia que inclui o desenvolvimento de tecnologia para atingir 1,4 nm e plataformas especializadas de produção de chips”, declarou o Dr. Si-young Choi, Presidente e Chefe de Negócios de Fundição da Samsung.

Veja também:

publicidade

No evento, a fabricante também demonstrou como funciona sua nova filosofia de manufatura de chips, que envolve salas esterilizadas e configurações flexíveis, que permitem ajustar a quantidade de equipamentos e o ritmo de produção com menos dificuldade conforme a demanda do mercado.

O novo complexo da Samsung em construção no Texas, EUA, será o primeiro a trabalhar dessa forma e começa a funcionar já nos próximos meses.

publicidade

Imagem principal: Remus Rigo/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!