Um dente gigante fossilizado foi encontrado no fundo do Oceano Pacífico, a mais de 3 mil metros de profundidade. Acredita-se que tenha pertencido a um megalodonte, uma espécie extinta que já foi um dos maiores predadores marinhos de todos os tempos.

“O dente se parece muito com o de um megalodonte, com base em seu tamanho e seu serrilhado”, conta Jack Cooper, pesquisador de paleobiologia da Universidade de Swansea, em entrevista à Newsweek. “Que eu saiba, este é o primeiro dente dessa espécie a ser encontrado na área. Se isso for verdade, então o alcance do habitat desse animal era muito maior do que imaginávamos.”

Fósseis de megalodonte já foram encontrados ao redor do mundo, com o mais antigo datando de aproximadamente 23 milhões de anos atrás. “Algumas das áreas com maior abundância desses dentes incluem o Peru, a região mexicana da Baja California e os estados norte-americanos da Carolina do Sul, Carolina do Norte e Maryland”, afirma Cooper.

Se o dente for confirmado como o de um megalodonte, isso traria uma evidência direta para a teoria de que esses animais migravam pelo oceano em busca de diferentes locais de caça.

publicidade

“Algo particularmente interessante sobre o local onde o dente foi encontrado e o quão remoto ele é se comparado às regiões costeiras onde os dentes de megalodonte geralmente são encontrados. Isso indica que este indivíduo, em específico, poderia estar migrando quando perdeu seu dente”, explica Cooper.

Dente de megalodonte (à esquerda) ao lado de um dente de tubarão branco | Crédito: Mark_Kostich, via Shutterstock.

Megalodontes: predadores gigantes

Megalodonte significa ‘dente grande’, alcunha apropriada a este tubarão gigante, que possuía dentes tão grandes quanto a mão de uma pessoa. De modo geral, o megalodonte era uma criatura com grandes proporções: restos fossilizados levam os pesquisadores a estimar que este monstro marinho chegava a um comprimento de 20 metros. Sua mandíbula tinha uma abertura de 3 metros.

Ele provavelmente se alimentava de peixes grandes, incluindo outros tubarões, e há evidências de marcas de dentes desse animal nos ossos de várias baleias fossilizadas.

Leia mais:

“Com base nos cálculos do tamanho de seu estômago realizados com um modelo em 3D, um megalodonte adulto de 15 a 20 metros seria capaz de comer uma presa com até 8 metros de comprimento; tão grande como uma orca”, conta Cooper. “Esses predadores precisavam manter uma dieta diária de 98 mil calorias para sustentar seu tamanho gigantesco.”

Essa capacidade de alimentação corrobora com a teoria da migração. “Comer uma baleia grande daria ao megalodonte energia o suficiente para embarcar em uma migração de longa distância, como a que o dono deste dente provavelmente estava realizando quando o perdeu”, explica Cooper.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!