Lenovo ThinkPad X1 Fold (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
A Lenovo apresentou para o mercado brasileiro a segunda geração do notebook ThinkPad X1 Fold. O portátil tem tela dobrável que pode servir como um display de laptop de 12 polegadas, ou então aumentar de tamanho para 16,3 polegadas e ele vem equipado com processadores Intel Core i7 e com Windows 11 Home ou Pro.
Na CES de 2020, a Lenovo mostrou ao mundo como pensa que telas dobráveis podem ser inseridas nos notebooks, colocando a tecnologia nos modelos corporativos da marca ThinkPad com o X1 Fold. Agora, dois anos depois, ela usou a IFA de Berlim deste ano para tentar colocar este produto no mercado mais uma vez, solucionando problemas da geração passada e entregando algumas novidades.
Leia também:
Pois bem, pouco mais de um mês depois e a empresa mostrou o ThinkPad X1 Fold no Brasil. O conversível pode ser um notebook compacto com teclado encaixado na metade inferior da tela que está dobrada, ou então desdobrar o componente e remover o acessório para expandir a visualização do conteúdo.
Ele pode trazer processador Intel Core i5 ou i7 de 12ª geração, mas ainda não sabemos quais versões. Muito provavelmente alguma da linha com sufixo U no final do modelo, já que o corpo do ThinkPad X1 Fold é tão fino quanto um tablet – e certamente terá problemas para lidar com o calor. O chip pode trabalhar com até 32 GB de RAM LPDDR5 e SSD com capacidade de até 1 TB.
A tela é um OLED flexível que pode ter 16,3 polegadas quando aberta e em proporção de 4:3, ou então 12 polegadas no modo notebook – onde metade dela fica com o teclado Bluetooth por cima. Em ambos os casos a resolução é de 2.560 x 2.024 pixels e o brilho máximo alcança 600 nits.
O conjunto entrega duas portas Thunderbolt 4 e uma USB-C 3.2 Gen 2. Existe a opção de incluir uma gaveta para SIM card, entregando a capacidade de conexão com redes móveis em 5G. O ThinkPad X1 Fold também tem Wi-Fi 6E e conta com o Windows 11 Home ou Pro pré-instalado.
A Lenovo não bateu o martelo para dizer quando o ThinkPad X1 Fold chega ao Brasil, muito menos seu preço. Ao Olhar Digital a empresa asiática comentou que ele deve aparecer para venda em algum momento do próximo mês, provavelmente no final de novembro. Nos Estados Unidos o portátil parte de US$ 2.499, então não espere ele chegando por aqui por menos de R$ 13 mil, que corresponde ao valor convertido para nossa moeda, sem considerar taxas ou impostos.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de outubro de 2022 15:14