Mais famosa no ramo de eletrônicos e pela estreita parceria com a Apple, a Foxconn também está de olho no mercado automotivo e vem se movimentando desde 2020 para brigar por uma posição relevante no segmento de carros elétricos.

O seu plano envolveu a compra de uma das fábricas da GM em Ohio, nos EUA, no ano passado. A companhia também está construindo novas instalações em Wisconsin para a montagem de EVs.

publicidade
Model B ao fundo e a picape Model V em destaque. Imagem: Foxconn/Divulgação

Após revelar mais informações sobre o crossover Model B há algumas semanas, modelo apresentado para concorrer com o Tesla Model Y, a gigante taiwanesa revelou outra novidade nesta terça-feira (18): a picape Model V.

Picape elétrica Model V

A Foxconn ainda não divulgou muitos detalhes sobre o veículo. Entre os destaques, estão a sua capacidade de carga útil de 1 tonelada e a de reboque acima de 3 toneladas, diz a empresa.

publicidade

Segundo o comunicado oficial, o veículo possui uma configuração de cabine dubla e cinco lugares. Sensores ao redor da carroceria vão funcionar em conjunto com os retrovisores eletrônicos e uma tela no painel de instrumentos, reforçando a segurança do motorista e dos passageiros.

O Model V será fabricado em três regiões distintas: Taiwan, Tailândia e EUA. Ainda não há uma expectativa de lançamento.

publicidade

Veja também:

Vale lembrar que o Model B, que fica entre um crossover e um hatchback, também foi apresentado oficialmente hoje. A Foxconn diz que o carro projetado em parceria com a Pininfarina é voltado para “a geração mais jovem”.

publicidade

Seu design aerodinâmico reduz a turbulência do ar e permite que o veículo “atinja um excelente coeficiente de arrasto de 0,26”. Pensando para a cidade, o modelo tem alcance estimado de 450 km e 2,8 metros de distância entre eixos, oferecendo “um cockpit confortável e espaçoso”. A produção do Model B deve começar em 2024 nos EUA.

Vale ressaltar a Foxconn não planeja se tornar mais uma marca de automóveis. A ideia é que os seus projetos sirvam como referência para outras empresas que desejam terceirizar a fabricação dos seus próprios veículos elétricos.

Um dos exemplos disso foi o SUV Model C, apresentando no ano passado com 400 cv e alcance de 700 km. O carro acabou se tornando o Luxgen n7, que será produzido pela montadora taiwanesa Yulon Group. 

Foxconn quer fabricar carros para a Tesla?

O presidente e CEO da Foxconn, Liu Young-way, também aproveitou o anúncio dos carros para declarar que espera um dia produzir automóveis para a Tesla à medida que a companhia cresce no meio automobilístico.

“A Foxconn não está no negócio de vender sua própria marca de EV”, disse Liu ao Financial Times. “Espero que um dia possamos fazer carros da Tesla para a Tesla”.

Imagem principal: Foxconn/Divulgação

Via: Electrek, Financial Times 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!