A Samsung lançou hoje seu novo sensor de 200 MP para câmeras de smartphones, o ISOCELL HPX. Com ele, os dispositivos poderão gravar vídeos em 8K com 30 frames por segundo, além de tirar fotos de 12,5 MP com quatro vezes o tamanho original, ou com um corte com detalhes bem mais nítidos.

O novo sensor conta com pixels de 0,56 μm (micrômetros), e usa a tecnologia DTI (Deep Trench Isolation) para aumentar a sensibilidade de cada pixel, além de separá-los individualmente.

publicidade

Um sensor que enxerga no escuro

Usando a tecnologia pixel binning que pode unir até 16 pixels em um só, esse sensor promete ser bem versátil. Assim, o ISOCELL HPX poderá ajustar automaticamente o tamanho do pixel de acordo com as condições de luminosidade do ambiente.

O primeiro modo é usado em ambientes bem iluminados, e usa o pixel de 0,56 mícrons para gerar imagens de 200 MP. O segundo para locais mais escuros, convertendo o pixel em 1,12 mícrons, com imagens de 50 MP. Além disso, o sensor ISOCELL HPX de 200 MP terá um modo escuro realmente poderoso. Em ambientes praticamente sem iluminação, ele consegue converter o pixel de 0,56 mícrons em 2,24 mícrons (16 pixels em um), criando imagens de 12,5 MP.

publicidade

ISOCELL HPX de 200 MP pode ser usado para criar smartphones mais finos

O pixel do ISOCELL HPX de 200 MP é 12% menor do que o da geração anterior, que era de 0,64 mícrons. Com o novo pixel de 0,56 mícrons, será possível reduzir o módulo da câmera em 20%, e assim criar smartphones mais finos.

Leia mais:

publicidade

Vale lembrar que a Samsung apresentou a primeira geração do seu sensor de 200 MP em setembro do ano passado, o ISOCELL HP1. Além disso, esse ano ela desenvolveu outro sensor de 200 megapixels, o ISOCELL HP3, que deve ser lançado com a linha flagship de smartphones da empresa sul-coreana, Galaxy S23. Assim, o ISOCELL HPX é a terceira geração de sensores de 200 MP da Samsung.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!