O Shutterstock anunciou nesta terça-feira (25) uma parceria com a OpenAi, empresa dona do DALL-E 2, ferramenta de criação de imagens com inteligência artificial (IA).

A parceria ganhou um slogan, “Shutterstock + OpenAI: A Criatividade à Velocidade da Sua Imaginação”  e possibilitará que os clientes da empresa possam criar imagens criativas instantaneamente baseadas nas palavras e termos digitados pelos usuários.

publicidade

Leia mais:

Uma cidade submersa tecnológica
Uma cidade submersa tecnológica criada por IA/ Imagem: Nick Ellis (Outpainting/DALL-E 2)

A integração entre os serviços acontecerá nos próximos meses, com isso os clientes poderão ter acesso total às capacidades de geração de imagens AI. O Shutterstock informa que os colaboradores serão compensados pelo seu conteúdo disponível no banco de imagens que ajudará no desenvolvimento da tecnologia DALL-E.

publicidade

“Os meios para expressar a criatividade estão em constante evolução e expansão. Reconhecemos que é nossa grande responsabilidade abraçar esta evolução e assegurar que a tecnologia generativa que impulsiona a inovação se baseie em práticas éticas”, disse Paul Hennessy, diretor geral da Shutterstock.

No comunicado, o Shutterstock disse que o conteúdo que será gerado pela ferramenta de IA estará disponível graças a um esforço dos artistas que contribuem com o banco de imagens. A empresa acredita que a partir dessa parceria abrirá espaço para “novos fluxos de receitas para a comunidade artística da empresa”. Ciente da importância dos seus artistas colaboradores, o popular banco de imagens criou um “quadro” que irá calcular a compensação adicional aos artistas que as obras foram utilizadas para novas artes de IA.

publicidade

As empresas já tinham uma parceria estabelecida desde 2021 quando o Shutterstock começou a oferecer o licenciamento de imagens ao OpenAI. “Os dados que licenciamos do Shutterstock foram críticos para a formação da DALL-E”, disse Sam Altman, CEO do OpenAI.

No episódio 21 do podcast Sinc do Olhar Digital, apresentamos todos os detalhes sobre o DALL-E 2, clique aqui para conferir!

publicidade

É crime? CEO da Getty Images diz que empresas que vendem arte de IA correm riscos legais

Craig Peters, CEO da Getty Images, criticou as empresas que “correm” para comercializar arte gerada por IA, dizendo que as empresas não estão pensando nos possíveis riscos legais e éticos do uso da tecnologia.

Em entrevista ao The Verge , Peters reiterou a regra da Getty Images contra a venda de conteúdo de IA (que foi banida em setembro), enquanto anunciava uma nova parceria com a empresa israelense Bria para oferecer ferramentas de edição de imagens com IA. 

Para mais informações, clique aqui

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!